terça-feira, abril 04, 2006

'A fruta só dá no tempo'.

Eu nunca tive gurus, mas houve um dia alguém que se aproximou disso e me disse: "A fruta só dá no tempo".
Já constatei a verdade desta afirmação várias vezes na minha vida. Tudo vem a seu tempo. Não antes nem depois. No tempo.
Desta vez, demorou.
Demorou mais do que eu estava à espera, sendo que não sabia que ia demorar de todo ou sequer aquilo que poderia esperar do curso. Demorou até tudo começar a fazer sentido. Como fichas que finalmente caem e a música começa.
Depois de muitas mensagens repetidas, pedaços de informação atirados ao ar e sem sequer perceber que os estava a captar, finalmente, começo a entender coisas. Começo a encontrar-me no meio de um admirável registo novo, de uma forma de pensar diferente, por imagens, por emoções, por processos, por personalidades, por equipas, por orçamentos, por optimização de todos os passos necessários. Nada é imediato. Tudo é escrito, pensado, re-escrito, repensado, revisto, criticado, analisado, opinado, revisto, repensado e re-escrito vezes com alguma conta. Sem traumas, sem achar que se está a perder alguma coisa, mas sempre a ganhar, a avançar, a moldar, a rever, a aprender.
E é curioso constatar a miríade de opiniões divergentes sobre todos os detalhes do trabalho. Opiniões mais ou menos informadas, com diversos graus de envolvimento, e emitidas de diferentes ângulos consoante a sensibilidade e a (de)formação profissional. É impossível levar a mal aquilo que nos dizem. É imperativo tirar sempre ilações construtivas e, mais uma vez, pensar, avaliar, perceber o que é válido e o que não se aplica. Filtrar, discutir, burilar, partir pedra. Com os outros ou só comigo mesma. É um processo maravilhoso do qual adoro cada momento.
Toda a gente sabe mais do que eu e isso é fenomenal.
Todos os dias aprendo alguma coisa, me consciencializo de algo novo, evoluo uns preciosos milímetros.
Ainda não mostrei (nem a mim mesma) nada do que serei capaz de fazer, mas sei que um dia destes, no decorrer do curso ou bem mais lá para a frente, vou conseguir fazer alguma coisa que se veja. Quando for tempo dela. :)

5 Comments:

Blogger Unknown said...

concordo contigo... todos nós temos o nosso tempo para as aprendizagens. Eu só ao 4º ano da faculdade é que comecei a aperceber-me que era mesmo ali que queria estar, era mesmo aquilo que queria estar a fazer e para isso, tinha de o fazer bem... num ano, a minha perspectiva, método, empenho e qualidade de trabalho, mudaram radicalmente. Quando nos apercebemos que realmente gostamos daquilo que nos propomos a fazer, então o gozo dá-nos a adrenalina necessária para, pelo menos, tentar. E se, no processo, pudermos abrir horizontes, ainda melhor.

terça-feira, 04 abril, 2006  
Blogger Paulo Figueiredo said...

e tu!!? já comeste fruta hoje?

quarta-feira, 05 abril, 2006  
Blogger S. said...

Porquê?

quarta-feira, 05 abril, 2006  
Blogger Carlos said...

Tenho cerejas.

quarta-feira, 05 abril, 2006  
Anonymous Anónimo said...

E o mais maravilhoso é que servirá de base para um outro aprendizado!
sucessivamente...

sábado, 15 abril, 2006  

Enviar um comentário

<< Home