1. 17 sílabas a) numa linha; b) em 3 linhas; c) em 3 linhas c/ a divisão 5-7-5; d) linha vertical; 2. menos de 17 sílabas em 3 linhas horizontais ou verticais num esquema «curta-longa-curta»; 3. escrever o que se conseguir dizer de um só fôlego; 4. usar uma palavra referente à estação do ano (jap.: kigo); 5. usar cesura no fim da primeira ou da segunda linha, mas nunca em ambas; 6. nenhuma das 3 linhas deve apresentar uma oração completa; 7. usar duas imagens (figura de estilo) que apenas à luz de uma terceira imagem se tornam a) comparáveis; b) associáveis; c) contrastantes; 8. tempo verbal é sempre o presente; 9. uso limitado ou inexistente de pronomes pessoais; 10. eliminação de formas gerundivas; 11. economia de artigos; 12. empregar sintaxe e léxico correntes; 13. ordem das imagens: grande plano, médio plano e close-up; 14. usar imagens concretas mas com a possibilidade de inventar expressões líricas dessas imagens a) imagens que evocam seclusão, retiro espiritual ou pobreza voluntária (jap.: sabi); b) imagens que evocam uma certa distância elegante (jap.: shubumi); c) imagens que evocam ideias românticas e nostálgicas ou uma beleza austera (jap.: wabi); d) imagens que envocam uma solidão misteriosa (jap.: yugen); 15. procurar obter diferentes níveis de leitura/significado com o haiku; 16. recorrer ao paradoxo e, sempre que possível, escrever sobre o impossível da forma mais simples e corrente; 17. apenas introduzir elementos humanos no haiku quando os mesmos se relacionam de algum modo com um aspecto da natureza; 18. caso se pretenda ambiguidade, evitar a pontuação; 19. evitar rimas de uma forma geral, mas, sobretudo, evitar rimas finais nas 3 linhas; a) rimar a última palavra da primeira e da terceira linha; b) rimar palavras no interior das linhas; 20. recorrer à aliteração para criar efeitos específicos; 21. evitar o uso do verbo, do advérbio e da preposição; 22. finalizar sempre com um substantivo.
AAAAHHH! Sem filtro e sem acento.
Nunca escrevo o meu nome com acento. Não escrevo, pronto. É falta de hábito, falta de tempo, falta de paciência. E não é erro. É abreviatura.
4 Comments:
Haiku'm carago.
ai, ai, sua desgraçada! isso é um poema, não é um haiku! dezassete sílabas ou menos, linda, e isso é só para começar ;) vai lá consultar o somatos :P
as principais regras do haiku
1. 17 sílabas
a) numa linha;
b) em 3 linhas;
c) em 3 linhas c/ a divisão 5-7-5;
d) linha vertical;
2. menos de 17 sílabas em 3 linhas horizontais ou verticais num esquema «curta-longa-curta»;
3. escrever o que se conseguir dizer de um só fôlego;
4. usar uma palavra referente à estação do ano (jap.: kigo);
5. usar cesura no fim da primeira ou da segunda linha, mas nunca em ambas;
6. nenhuma das 3 linhas deve apresentar uma oração completa;
7. usar duas imagens (figura de estilo) que apenas à luz de uma terceira imagem se tornam
a) comparáveis;
b) associáveis;
c) contrastantes;
8. tempo verbal é sempre o presente;
9. uso limitado ou inexistente de pronomes pessoais;
10. eliminação de formas gerundivas;
11. economia de artigos;
12. empregar sintaxe e léxico correntes;
13. ordem das imagens: grande plano, médio plano e close-up;
14. usar imagens concretas mas com a possibilidade de inventar expressões líricas dessas imagens
a) imagens que evocam seclusão, retiro espiritual ou pobreza voluntária (jap.: sabi);
b) imagens que evocam uma certa distância elegante (jap.: shubumi);
c) imagens que evocam ideias românticas e nostálgicas ou uma beleza austera (jap.: wabi);
d) imagens que envocam uma solidão misteriosa (jap.: yugen);
15. procurar obter diferentes níveis de leitura/significado com o haiku;
16. recorrer ao paradoxo e, sempre que possível, escrever sobre o impossível da forma mais simples e corrente;
17. apenas introduzir elementos humanos no haiku quando os mesmos se relacionam de algum modo com um aspecto da natureza;
18. caso se pretenda ambiguidade, evitar a pontuação;
19. evitar rimas de uma forma geral, mas, sobretudo, evitar rimas finais nas 3 linhas;
a) rimar a última palavra da primeira e da terceira linha;
b) rimar palavras no interior das linhas;
20. recorrer à aliteração para criar efeitos específicos;
21. evitar o uso do verbo, do advérbio e da preposição;
22. finalizar sempre com um substantivo.
cassandra às 9:30 AM
repito:
Hai kum
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