sábado, setembro 30, 2006

O bocadinho aqui ao lado.

Já tinha saudades de Lisboa.
(Vocês vão gostar deste post.)
É verdade. E, não tendo estado fora, ontem apercebi-me do quanto eu sentia a falta de estar em Lisboa, de passear em Lisboa, de conduzir e me perder por ruas desconhecidas e mal pavimentadas (não resisti), ou deixar o carro parado dias a fio e andar só a pé ou de metro. Já sentia falta da confusão, do bafio de escape, da curiosidade em cada esquina e ao virar dela também. Sentia falta da cor, do movimento, da agitação, da genica de Lisboa. Durante um mês, troquei o paralelo e o pára-arranca da cidade pelo alcatrão da autoestrada desimpedida (é verdade!), e mudei-me para a província, ou quase, porque era mesmo aqui ao lado. Durante um mês, estive onde nada acontecia, nada se resolvia, onde até Judas teria tempo para polir as botas, as mesmas botas de sempre. Durante um mês, esperei sempre até às 4 da tarde para que o dia começasse. E depois esperava até às seis para que o trabalho começasse, e depois vinham os fornecedores e não esperavam dez minutos para interromper o trabalho que começara. Chamaram-me pulga eléctrica, mas pouco tive oportunidade de electrizar, a não ser mandar uns bitaites, escrever outros, responder à letra a umas quantas piadinhas, e acreditar que poderia mudar aquela inércia instalada. Era, afinal, o que me tinham pedido, só que faltou um pedacinho assim de vontade de quem decide. Faltou o tal 1,80m de diplomacia e casmurrice, de inteligência, criatividade e experiência que se mantiveram, senão adormecidas, pelo menos estremunhadas. Faltou o timoneiro que o queria ser, mas não tinha paciência para isso, o que queria resultados, mas podiam ser sempre adiados. Faltou um pedacinho assim de vontade de quebrar vícios e mudar atitutes, de aproveitar o que havia de novo e bom, ao invés de adicionar cabeças e deixá-las adormecer.
Estou de volta a Lisboa e, de repente, tudo me parece mais vivo.

10 Comments:

Blogger MrBike said...

Também podes descobrir o Porto dia 18 de Novembro e Vigo, dia 8 de Dezembro...

domingo, 01 outubro, 2006  
Blogger S. said...

Diz que sim. Diz que sim, mr. Bike.
:)

domingo, 01 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"...tudo me parece mais vivo". E mais sujo e mais misturado e mais deixado ao acaso (onde não passa a burguesia). Eu hoje passei por lá! Que tratem das "fachadas", tudo bem, mas, que não se esqueçam das "traseiras".

segunda-feira, 02 outubro, 2006  
Blogger S. said...

Finalmente alguém percebe o que eu dizia nos outros posts. Pois é. A gente aprende a viver com tudo. Às vezes, é preciso. Outras vezes, é contraproducente.

segunda-feira, 02 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Precisamos é de tb. ter a sorte de que "tudo" aprenda a viver e a conviver connosco ;)

segunda-feira, 02 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Venho de vez em quando ao teu blogue e na sexta feira à noite, pareceu-me ver-te a passear na Baixa de Lisboa :-) Eras tu ou estou redondamente enganada pois não andaste por essas bandas? eheheh, já agora tou curiosa...

segunda-feira, 02 outubro, 2006  
Blogger S. said...

Não sei. Na sexta-feira, à noite jantei perto do Coliseu e depois fui a Santos ver um espectáculo de comédia. Daí, fui ao Bairro, mas já passava da uma da manhã...

Mas eu tenho uma daquelas caras, sabes... Toda a gente conhece alguém parecido comigo.

segunda-feira, 02 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ehehehe, eras de certeza! Eu estava em frente à casa da Ginjinha da rua do Coliseu :-))) Por pouco não te abordei, mas foi uma daquelas situações em que: "eu conheço esta cara... hmmm... de onde? Faculdade? Não!!! Sílvia Sem Filtro!!!" E nisto, era tarde de mais...
Se calhar estás a suspirar de alívio, ehehe!

terça-feira, 03 outubro, 2006  
Blogger S. said...

Sou assim tão reconhecível? Este blog poucas fotos tem minhas...
Há coisas fantásticas... Olha, não sei como teria reagido, mas é estranho, isso é.

terça-feira, 03 outubro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Pois :-))) Fica para a próxima! Quem sabe... Um beijinho e parabéns pela escrita!

terça-feira, 03 outubro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home