quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Educação é bonito e eu gosto.


(...)
Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas (navios antigos) e de onde os vigias olhavam o horizonte em busca de sinais de terra. O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) é onde se manifesta com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.
Também, era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infracção a bordo.
O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí vem a célebre expressão “VAI PARA O CARALHO"....
(...)

Para conhecer as várias utilizações dadas ao CARALHO, continua a ler aqui.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem me parecia que havia uma boa explicação para tão redonda palavra...
Todos os dia se aprende algo de novo, e hoje não foi excepção.

Continua a instruir-nos que bem precisamos

Beijinhos
Ião

quinta-feira, 24 fevereiro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

esses antigos eram mesmo do...camandro (de onde virá esta??)beijinhos

sexta-feira, 25 fevereiro, 2005  
Blogger mr pavement said...

obrigado. aprendi. gostei.

cumprimentos.

sexta-feira, 25 fevereiro, 2005  
Blogger Magnolia said...

Devia ser a única maneira de serem mandados para "lá" sem se sentirem ofendidos...

domingo, 27 fevereiro, 2005  
Blogger Pedro Aniceto said...

Ainda há dias discutia com um amigo que e Professor de História Naval e que me disse ter conferenciado com vários experts da Marinha sobre este texto e a informação nele contida não corresponde à verdade. Isto é, não existe nenhum termo "caralho" (e sabe Deus como o vocabulário naval é rico em termos estranhos) em termos de marinharia.

quinta-feira, 24 maio, 2007  
Blogger S. said...

Resta saber se o teor do comentário do Pedro Aniceto corresponde, de todo, à verdade.
;)

quinta-feira, 24 maio, 2007  
Blogger Pedro Aniceto said...

Isto já roda há bastante tempo, volta e meia caía-me na caixa e como me interesso por alguns aspectos de marinharia, fui perguntar a quem sabe... Eu fiquei convencido. (À luz disto um grupo de amigos sugeriu-me que criássemos quatro ou cinco "urban myths" absolutamente originais para ver se algum dia eles acabam por nos vir parar ao mail).

sexta-feira, 25 maio, 2007  
Blogger S. said...

Seja como for, caro Aniceto, o post e o seu conteúdo cumpriram a sua função. É o que interessa.

sexta-feira, 25 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home