sexta-feira, abril 29, 2005

1974, Geração Trintage #12

A propósito de um post do Nuno Markl aqui, lembrei-me de um monte de coisas boas que ajudaram a formar a minha personalidade.

Toddy foi uma delas... apesar de nunca ter provado porque a minha mãe acreditava mais em leite com cevada.
Nos intervalos do programa "Despertar" na Rádio Renascença, com o António Sala e a Olga Cardoso, passava um anúncio que era qualquer coisa como isto:

(PUB)
- MAIS NÃO! MAIS NÃÃÃÃÃÂOOO!!!...
Não quero mais leite com nabiiiiças!
(e o jingle) JÁ TOMOU SEU TODDY HOOOOOOJE?
(PUB)

Adorava! E os quadros de ardósia que comprava na mercearia do Sr. Santos onde também havia Calkitos, as chiclets Gorila (das pequenas e depois também das Gigantes), o Sumol da garrafa verde com as letras impressas a branco e muita fruta a boiar, e ainda as bombokas de chocolate, os cromos da Candy Candy - "já há, já há, ja há, falta, já há, troca, já há, falta, falta..."
E o que chorei quando a minha mãe me obrigou a tomar Ovomaltine. BLAAAAGH. Ninguém gosta de Ovomal...mal... blaaaaaaahhh pfffhh pffhhh... ainda hoje não me encontro recuperada do trauma.
Pfffhh...

40 Comments:

Blogger Magnolia said...

O meu pai trabalhou anos na Toddy, se soubesses o enjoo que apanhei enquanto toda a gente se lambuzava com aquilo... Ainda tenho copos dessa altura, vê só!! Bom vidro aquele, LOOOOL!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Então e os estalistos? E os gelados "Fá" que eu comprava na mercearia do Sr. Manuel que ainda embrulhava o queijo fresco em papel pardo e vendia o feijão e o grão ao litro?

E alguém se lembra das sandálias "Colibri"? Não descansei enquanto não tive umas amarelas. E tb fiz figura de andróide com aquelas bandeletes com borboletas, mas enfim, birra era birra até levar uma berlaita no focinho.

E a boneca "Tuxa"? Os cromos "Adoro-te" e jogo do "Macaquinho do Chinês"?

E o jingle "Leite só com Coquiiiiii"...e os fechos "Polylon" (?)...e o Tal Canal e o Hermanias!!! Ai que saudades!!!!

E a porcaria das botas ortopédicas que tive de usar por causa do chato do pé chato? Parecia um trolha dos pés na bicicleta Orbita Midi 16 com duas rodinhas atrás por causa do equilíbrio...

E os 3 meses de férias com os meus avós em S. Pedro do Sul a fazer tudo o que me dava na gana...oh oh

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

Mas eu gostava de ovomaltine...acho eu...gostava??
MAIZENA!!!!!!!! issékerabom!!!!!!!
-Mamã faz papa
e lá ficava eu a olhar pa ela a mexer a panela.

ca bom

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

E o refrigerante "Fruto Real"?

Alguém se lembra?

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Maizena....como eu gostava dela e da Farinha Predilecta!!!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

E comprar "roupa da moda" nos Porfírios!!!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

Xi... as excursões aos Porfírios... há quanto tempo, minha nossa, estou velha!
A Maizena ainda hoje existe cá na casinha, ah pois é! Com limãozinho e canela, sim senhora!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

E a Farinha 33?

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Lá em casa é mais a Cérelac com Iogurte de um litro. Para o esposo é claro....se fosse para mim, bem podia inscrever-me no Sumo Wrestling

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

Espera, deixa-me visualizar-te banhuda e de tanga a lutar com outra banhuda de tanga....

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Pois é. Ainda hoje quando me dá na gana - ou a fome esgana - lá vou eu preparar a minha Maizena justamente com limão e canela, ó-ó!
E sim, "Os Profírios"! aquilo é que era roupa altamente. E as galerias "Bom-Bom".
E eu tinha uma bicicleta Vilar que até era desdobrável, sim senhor, SEM RODINHAS, que quando aprendi a andar nela, em vez de fazer uma curva, ia sempre a direito e depois saltava fora antes dela se estatelar nas silvas.
E tive a "Tuxa" enfermeira, morena de cabelos pelos ombros e mini-saia. Cortei-lhe a franja e ficou a parecer uma galinha...LOLOLOLOLOLOOOL!
Nunca quis ter uma Nancy. Preferia os Legos e os jogos tipo da Glória, como um da Abelha Maia e do Willy, aliás eu tinha os dois bonecos em PVC e eram dos meus favoritos! Saltava imenso à corda, tive várias Botas Botildes e era exímia no hula-up! Ai podia ficar aqui o resto do dia...

E a mira técnica da RTP! Isso é que era grande programa!
O que eu esperava até começarem os desenhos animados às 5 horas ou às 6 ou lá o que era. Primeiro era a areia toda - "Ssshhhhhh" -, depois vinham as duas barras negras - "Piiiiiiiiiiiiiii" - e depois lá aparecia mira técnica - com música da rádio. O delírio era total quando aparecia o relógio - o que para mim era um emocionante countdown - até ao climax enlouquecido do genérico do início da emissão!!!! Oba! Oba! E depois lá ficava eu a ver TV até à minha mãe me mandar prá cama, todos os dias, inexoravelmente, às 9,30H!
(Mas hoje alguém com menos de 80 anos vai prá cama às 9,30 da noite?)
Isso é que eram bons tempos!... Aaaaahhh...

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Podes crer!!! Belos tempos. Era um dia inteiro a falar nisto.

E saltar ao elástico a jogar ao "um, dois, três"? Quando faltavam elásticos iam as collants de mousse da minha mãe atadas umas às outras...e porradinha tb não me faltava quando ela descobria.

E andar de triciclo nas rampas, por ali abaixo a pique e depois pedir ao meu avô p/me puxar p/ cima (com um cordel atado ao guiador) porque não estava p/ pedalar.

E o jogo do bate-pé?

E atirar ameixas podres e batatas greladas da minha varanda ao pessoal que passava na rua?

E os desenhos animados nunca mais foram os mesmos sem as introduções do Vasco Granja.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

Pois era...eu lembro-me desse countdown e da "mira técnica" (inventaste?)
Legos, quando for velho, só quero montanhas de legos para me entreter!
Não há melhor brinquedo para despertar a criatividade da criança! Eu que fiz TODOS os brinquedos de "meras" pecinhas de legos!
Ah, e a maizena era com OVO, hum que delicia!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

Ah, e a bicicleta desdobravel!!! Que invenção, cabia na mala do carro! :P

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Ah, o Vasco Granja e os desenhos animados da Checolováquia, Roménia e outros cheios de nomes com acentos ao contrário! E os outros do Frize Friling (era assim que ele dizia), era tão fixe!
"O Tempo dos Mais Novos" tinha cenas maradas: O Professor Baltazar, o "Era uma vez o Espaço", o "Pequeno Cid" e o CONAAAAAAAN - aquele que andava sempre atrás da LANAAAAAAAA!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

O Conan e o Heman eram GAYS, grandissimos pandufos, dignos de aparecer em qualquer cena no famoso bar "Blue Oyster" no filme "Academia de Policia".
Opah, aqueles calções e cabedais...fachavor :P

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

LOOOOL. Eu gostava mais quando o CONAN chamava o amigo dele, aquele do cabelo ruivo comprido c/ um penacho, o JIMPSEEEEYYYYYY

E de ver o Jornalinho ao Sábado acompanhado com peixe cozido...blargh

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Eu curtia o Huckleberry Finn, esse também tinha cabelo ruivo, desgrenhado e andava descalço. Era livre e u gostava disso!
Sempre fui Maria-rapaz, gostava de jogar futebol. Acertava mais nas canelas dos moços e depois ia dar-lhes beijinhos para debaixo do coberto do recreio! ;)
Era maria-rapaz, mas de propósito!... eheheh

E adorava o He-Man e a She-Ra! E a Wonder Woman!? Era a mulher do Chefe no Hill Street Blues...

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Eu gostava mais de jogar ao "Rei Manda"! Era tão porquinha! Mandava sempre o pessoal chamar nomes à malta que passava na rua, eh eh eh.

Jogar à bola tb jogava, mas como era muito gozona (era?) os miúdos não queriam nada comigo. Tá bem, tá bem, e era muito fofinha p/ época (adorava lanchar sandes de bife de perú e beber um refresco com vinho morangueiro, açúcar e àgua que a minha avó me preparava). Pensando bem eu não tinha um estômago, tinha um pote. Era moda em Marvila ;)

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

A She-ra era a minha heroína dos desenhos animados! E adorava a Árvore dos Patafúrdios...

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

E a Sirumba!! Eram campeonatos lá na rua que nunca mais acabavam...

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Camélia said...

Ai a Sirumba....podes crer! Grandes Campeonatos.

E os Amigos do Gaspar com o Mangerico "Oh toy soyo poyo"

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

O Toyo Soyo Poyo!!!! Lindo, lindo!!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Eu adorava a She-Ra... e tinha fantasias pré-sexuais com o He-Man! ihihiih...
Mas também cantarolava as cantiguinhas dos Modern Talking (foi uma fase complicada) e dava beijinhos na boca ao moreno, no poster que tinha sobre a cama (foi uma fase MUITO complicada).

O que é Sirumba? Eu era mais Bate-Pé e Verdade ou Consequência.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Ora aí está a razão para eu ser Mangerica. O único personagem de que eu gostava nos Amigos do Gaspar era justamente esse (que eu nunca soube que se chamava Mangerico) "Oh toyo poyo soyo toyo!"... e o Guarda Serôdio.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

A Sirumba era o mesmo que Polícias e Ladrões, desenhávamos a planta no chão com gesso ou lá o que era aquilo, os Polícias andavam nos corredores e os Ladrões nos quadrados. E quem é que não teve pelo menos duas Barriguitas?

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

SIRUMBA!!!!!!!!!
SOU (ERA) O CAMPEÃO DESSA MERDA!!!
:P
pelo menos lá da minha escola!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Alexandre said...

...ou da minha rua.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

Eu era mais ao Mata. E não mexe que lá vai bomba!
E tive uma Barriguita que dava beijinhos quando se lhe levantava o braço. Mas não foram as Barriguitas as primeiras bonecas a conseguir satisfazer necessidades fisiológicas?...Blah.
Agora Pin y Pon, isso sim. Sempre quis, mas a minha mãe sempre achou que já era demasiado crescidinha para ter. Um dia uma amiga dela ofereceu-me uma caixa, já eu tinha 14 anos, e quase que chorei de felicidade!!! Era a tenda de campismo. Muito Bom!

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

Agora não se vêem miúdos a brincar na rua... No meu tempo eram os pais todos à janela a chamar o pessoal para ir para casa jantar! E nós a fingir que não ouvíamos...
Mesmo agora era menina para jogar à Sirumba! LOL

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Magnolia said...

Pin y Pon's tinha quinhentos!! Legos então...
E as Barbies foram as primeiras modelos dos vestidinhos feitos por mim... Sem esquecer a Tuxa, claro.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Raquel Vasconcelos said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Porra!... tanto saudosismo junto... (mas já agora, a maizena era demais! e quem se lembra da "Laranjina C"? e do "Dartacão e os 3 moscãoteiros"!!!!)

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger marsalho said...

E nunca tiveram uma empregada que ouvisse o Jogo da Mala?

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger S. said...

"Laranjina C" era fixe na garrafinha em forma de pera com casca de laranja, mas sempre atrás do Sumol de Laranja na garrafinha verde com rótulo impresso!
Só não me lembro se Laranjina C tinha ou não borbulhas...
Nunca tive ninguém próximo que escutasse o jogo da mala, ams o meu avô tinha um autocolante da Rádio Renascença colado no vidro do carro, eheheh...

sexta-feira, 29 abril, 2005  
Blogger Fragoso said...

"recordar é viver"...ha o Todycoptero rulava...

domingo, 01 maio, 2005  
Blogger Magnolia said...

Lembrei-me agora do Verão Azul! Aquela musiquinha é inesquecível!

terça-feira, 03 maio, 2005  

Enviar um comentário

<< Home