quinta-feira, novembro 16, 2006

Chuva de suja tolos.

A chuva de Lisboa sabe mal.
Quer-se dizer, sabe bem vê-la cair, lá fora, a cântaros. Mas, quando quase nos afoga ao bater-nos na cara, entrando pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo, não sabe mesmo nada bem. Sabe mal. Sabe a água suja. Eu sei.
Eu sei porque EU enfrentei o dilúvio. EU desviei-me dos sacos do lixo levados na enchurrada, EU enfrentei a torrente que descia a calçada, eu e as minhas botas de tecido e sola de esponja que não absorve, mas escorrega.
Por favor, não entendam este post como "mais um post em que ela manda vir com Lisboa". Não é. De todo. Eu gosto de Lisboa e gosto de chuva, só que, desta vez, não gostei da chuva que apanhei em Lisboa.
Este post é, sim, a expressão de uma preocupação resultante de uma constatação gravíssima, ou não andasse eu ali a apanhar com chuva ácida ou, pelo menos, carregadinha de metais pesados, restos de cagadela de pomba e fumo de escape. Sim, porque nem a terra molhada cheirava, nem fresca era. Cheirava a regurgito de bueiro e lavagem de excrementos humanos, e era morna como uma mijinha de S. Pedro. Só lhe faltava ser turva. É preocupante quando tamanha quantidade de agua vem de tão alto e já chega tão suja. Nunca fui daquelas pessoas que associam o tamanho da doença que vão apanhar à quantidade de chuva que lhes toca, mas desta vez, graças aos metais pesados, restos de cagadela de pomba e fumo de escape que me pareceu de(s)gustar, preocupei-me. Sempre me ri daquelas pessoas que, se cai uma chuva morrinha, acham logo que se vão constipar, se chove decentemente, isso garante-lhes uma gripe, e se descende um dilúvio, é pneumonia pela certa. Pois bem, seguindo o raciocínio dessa gente, hoje teria contraído qualquer coisa entre a gripe das aves e a tuberculose multi-resistente... Espero bem que não. Afinal, só mergulhei no Benformoso e vim à tona nas Olarias. Mais valia ter-me atirado ao Tejo.

E agora, perguntam vocês, "mas ó valha-te-deus-rapariga, porque é que não te abrigaste?", ao que respondo, "para ter matéria para um post". Vai buscare!

8 Comments:

Blogger karmatoon said...

Já para já, e fazendo fé (tolice) naquela teoria de que a chuva resulta da água que evapora, fica com esta dúvida que para sempre te vai assaltar: em Lisboa chove água do rio Trancão...

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Blogger S. said...

Oh-Meu-Deus!!!...
Espero que a água do duche venha da nascente do Luso...

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu aqui, nestas bandas do Norte, tb. apanhei, chuva. Eram 15h. Estava a caminho de casa. Vinha da Boavista e que cheirinho a terra molhada... . Comigo, ontem, foi assim!

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Blogger Alexandre said...

Ora portanto.....



...és louca de todo!

quinta-feira, 16 novembro, 2006  
Blogger João Blümel said...

Lindo! Adoro a forma como terminas, desde o mergulho no benformoso até ao ir buscar...!
*

sexta-feira, 17 novembro, 2006  
Blogger João Blümel said...

Ahh...antes que me esqueça "acabou de GANHAR um fantástico...link no meu blog!!!"
Parabéns!eheh...gostei mesmo deste espaço!

sexta-feira, 17 novembro, 2006  
Blogger Bxana said...

C'o catano!:)

sexta-feira, 17 novembro, 2006  
Blogger Joana said...

Olha que anda à chuva... molha-se!
bjs!

segunda-feira, 20 novembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home