terça-feira, fevereiro 20, 2007

O meu chão de granito.

O Porto está tão bonito, tão suave, tão elegante, tão limpo, tão agradável, que eu já nem sei o que falo longe desta minha cidade.
É decididamente difícil ser do Porto e estar em Lisboa. Para mim é.
Porque sou um frasquinho de cheiro com as coisas que me dizem. Se me mencionam o sotaque, se não entendem um regionalismo que eu nem sabia que o era, se me mandam bocas ao FCP, ao Pinto da Costa, às tripas ou a outro esterótipo qualquer, eu já não acho piada. Ando sem capacidade de encaixe. Fico calada à espera que passe aquele pedaço de mau hálito que proferiu esses disparates que não me interessa rebater. Fico à espera que o ar puro regresse, assim que cá voltar outra vez.
Porque ser do Porto é uma coisa que não se explica. Logo, quem não é de cá, não tem como entender.

Eu não tenho certezas nenhumas na vida. Só tenho mesmo este chão.
E ando sem ele.

7 Comments:

Blogger Salseira said...

Olá Silvia.

Vim dar com o teu blog através do blog do Carlos e do seu último post.

Curiosidade por te chamares Silvia, sem acento porque não gostas. Curiosidade porque também eu me chamo Sílvia, mas com acento porque gosto muito dele. :)

Surpreendida fiquei por seres do Porto. É que também eu sou do Porto.

Mais surpreendida por estares em lisboa. É que também eu aqui vivo.

Ainda mais supreendida por ficares magoada com piadas fáceis relativas ao Porto. É que também eu me sinto ferida quando o fazem.

Também eu adoro o Porto. Mas... adoro Lisboa também. E aqui me tenho sentido em casa! :) Mas sempre que vou ao Porto penso: um dia voltarei a esta cidade... um dia!

Beijinhos de uma Sílvia Portuense para uma Silvia Portuense.

(Quando te sentires farta de piadas sem piada podes sempre mandar-me um mail a desancar em quem recorre à piada fácil ;))

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger S. said...

Nao é que eu não goste do acento. Gosto. Só que não me importo com a abreviatura. As minhas professoras da primária é que se importavam, e eu gostava de a desafiar. :P

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger gralha said...

Acho que tens tido azar com as pessoas de Lisboa. Eu sou de Lisboa e adoro tudo o que diz respeito ao Porto. Não há nada que me impeça de adorar ambas as cidades e as suas diferenças.

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger 1entre1000's said...

:) (um sorriso simplesmente)

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger nelsonmateus said...

dá próxima vez k estiveres no porto, retira, provisóriamente, 1 dessas pedras e leva a ctigo.

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger S. said...

Sempre é mais limpo e duradouro que um pedra de calçada portuguesa... :P

quarta-feira, 21 fevereiro, 2007  
Blogger K said...

E por acaso já deste conta que os portuenses fazem o mesmo aos lisboetas? Ah poisé!
Mas eu não me importo, a verdade é que brinco com o assunto, que digo que sou apátrida, porque aqui ainda se queixam do meu sotaque lisboeta, e lá em baixo do já meu sotaque portuense.
O que eu não suporto mesmo é quando estou numa das cidades falem mal da outra. Porque só pode falar quem as conhece. E nenhuma delas é perfeita.

quinta-feira, 22 fevereiro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home