terça-feira, outubro 09, 2007

Capital de quê?


Ontem fiquei a saber que Lisboa, a capital, não tem uma ETAR*.

O mesmo é dizer que os senhores que aqui têm iates e veleiros a navegar no Tejo, têm andado a chafurdar nos cócós, xixis e outros fluidos dos 100 mil habitantes da cidade, e vão directamente ter ao rio, sem qualquer tipo de tratamento ou filtragem.

Sinto-me a obstipar. Será isto o que se chama "obstipação de consciência"?

Assim como assim, substituam-se os letreiros de WC por placas a indicar: TEJO. Sempre é mais honesto.

*Para quem não sabe o que é uma ETAR, e em Lisboa compreendo que haja muita gente que não saiba, é uma Estação de Tratamento de Águas Residuais. Há uma prevista (pre-vis-ta!!!!) para 2009 (2009!!!!!!).

38 Comments:

Blogger Rosmaninho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Rosmaninho said...

Ai Sílvia, Sílvia, há tanto tempo em Lisboa era de esperar que já tivesses passado ali pela Avenida de Ceuta, debaixo do viaduto, num dia de verão abrasador... Ou se calhar passaste com o narizito entupido. O cheirinho até chega aos carros que aguardam a sua vez de entrar no acesso à ponte, tão cá em cima. E não é a única, linda, não é a única...
(Apaguei o comentário anterior pq, por lapso, incluí nele a minha password)

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

talvez queiras dar uma olhadela neste site:


http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=64&id_item=3742

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

ou neste artigo:



http://dn.sapo.pt/2006/04/11/sociedade/quatro_milhoes_portugueses_tratament.html

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Não é correcto o que dizes. Existe uma falha de tratamento dos esgotos, a cobertura não é total, o que quer dizer que 100 mil habitantes, ou seja, um sexto dos habitantes de Lisboa não tem os seus esgotos tratados. O que dás a entender é que não existem ETAR em Lisboa, o que é falso. Não sei se tens vontade de alimentar polémicas ou se apenas gostas de lançar falsas questões para o ar.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

" dos 100 mil habitantes da cidade" ?


Que eu saiba Lisboa tem mais de 100 mil habitantes. A lingua portuguesa é muito traiçoeira, não te esqueças disso.
Mas pronto, deduzo que tenha sido um lapso, como o facto de dizeres que não há ETAR em Lisboa também o deve ter sido.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

acho que aqui tens uma resposta mais completa ao que dizes:


http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=7372

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Oh marble, tem lá calma.

O que escrevi é que soube ontem. Soube ontem pela rádio. Que rádio, não sei, devia ser a Antena 3, ou 2 ou quiçá a TSF, mas foi ontem. E foi o que ouvi, não inventei. Se a notícia estava defeituosa, acontece, mas não deixa de ser uma má notícia.

E como mandaste tantos links enquanto eu ainda estava a tratar a imagem, nem o texto vou alterar, sabes porquê?
Porque Lisboa não ter cobertura completa é mau demais, ok? Cem mil deve ser o número de rabinhos que cagam directamente para o Tejo. Achas poucos?
Preocupo-me com o sítio onde estou, ok? Justamente entre a Almirante Reis e Sta Apolónia.
E se no resto do País há menor cobertura é porque o senhor governo central não desbloqueia as verbas, ok?
(já agora, antes que me venham com as merdas do costume, não faço ideia quanto ao Porto, mas como não cago no Porto, não me chateiem. O que tenho a fazer, faço-o na Maia, que tem uma cobertura a 98%. O link? Pega para ti: http://www.smeas-maia.pt/paginas/sis_aguas_residuais/sis_aguas_residuais.asp)

Rosmaninho, apesar de trabalhar pertinho da Av de Ceuta, evito-a por causa do transito. Vai daí, tenho tido sorte.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger asterisco said...

Não é assim tão grave. Ao menos, assim, quando se toma banho numa das praias mais próximas de Lisboa, há sempre a possibilidade da alegre ocorrência de se voltar a encontar um velho amigo. E é bem sabido que, consoante a dieta, às vezes pode custar tanto a despedirmo-nos deles!
- Então, pá, tu por aqui?
- Sabes como é, pá, vai-se nadando por aí fora.
- Que porreiro encontrar-te, pá. Pensei que nunca mais te veria.
- Opá, o destino tem destas coisas. Ainda ali atrás, dei de caras com a terceira folha de papel higiénico que usaste.
- Caraças, pá. É mesmo um mundo pequeno.
- Podes crer. Só me chateia estar a dissolver-me lentamente.
- Pá, era pior se eu não tivesse comido tantas fibras.
- Yep, tens razão.
- Caga nisso, pá.
- Na boa. A gente vê-se por aí.
- Até à próxima, meu merdas.
- Até à próxima, meu cara de cu.

E assim se fazem lindas amizades.

Desculpa lá pelo abuso...

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Abusa todos os dias.
Sempre vamos almoçar cá por Alcântara? Aproveita enquanto a ETAR não está a funcionar. :)

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Ora bem,

Vila Nova de Gaia tem 5 ETAR ("despoluindo definitivamente todo o território municipal"; "concelho dotado das infra-estruturas necessárias para tratar as águas residuais provenientes dos consumos de uma população de 500 000 habitantes") .
A da Madalena é a 2ª maior do País!
O nosso presidente? Luís Filipe Meneses. Tenho dito.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Silvia: o que eu escrevi foi porque a tua noticia estava defeituosa... não sei onde ouviste, onde a foste buscar. O que está em questão não é o facto de ser aceitável ou não ter uma rede de saneamento de esgotos incompleta, era o teu post que dizia que não havia ETAR em Lisboa. Não pus em causa a tua preocupação com a cidade ou não, mas é certo que baseaste o teu post no "facto " de Lisboa, a capital do país não ter uma ETAR. Onde é que está a preocupação de verificar se o que escreves é real ou não? Não manipules a questão porque sabes perfeitamente o que quis dizer. E ter dito o que disse não significa que ache aceitável o facto de um sexto das pessoas cagarem directamente para o Tejo. Não é essa a questão, não tentes fazer dela a questão central. O artigo que mencionava o resto do país era só para perceberes que existia cobertura, não estava a comparar com nada e parafraseando, este não é um post de comparação. Apenas de restituição da verdade. Uma má notícia? Sim, provavelmente, mas acreditaste prontamente nela, replicaste-a, talvez ela vá ao encontro do que tu julgas ser verdade, porque se não fizesse parte do teu imaginário a possibilidade de isto acontecer ou de quereres que isto aconteça, não terias engolido assim tão rapidamente. Terias ido à procura de mais informação, como eu fui. Portanto, e em jeito de conclusão, a tua preocupação não foi suficiente para ser veiculo de verdade.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

e já agora, no fundo verifica-se que és sempre tu que acabas por fazer comparações, mesmo que afirmes que não o fazes. Quero lá saber se a Maia tem cobertura a 98%, não é relevante para a questão. Seria se eu dissesse num post que a Maia apenas tem cobertura a 50% e a partir daí tecesse comentários sobre uma questão falsa.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

e para completar, se calhar aqui também não há cobertura total porque o senhor governo central e o pessoal que trabalha para o senhor governo central não desbloqueia as verbas e usa-as para outros fins. Ou será que é por sermos Lisboetas e gostarmos de cagar directamente para o Tejo?
Gostava de saber qual a tua teoria neste caso.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Marble,
1º - tu aqui não mandas nada, e não corriges nada, especialmente se vieres de dedinho esticado.

2º - já fui jornalista. Agora não sou e este blog - pela enésima vez - não é um jornal, não tem um compromisso editorial com pessoal alguma, e apenas reflecte directamente aquilo que eu sinto/acho/me apetece. Objectividade nisto? Muito relativa.

3º - A ideia de obrar onde outros possam tomar banho, pescar, velejar que seja, arrepia-me. Se assim não fosse, dispensaria os apoios de praia. A ideia de que há 100 mil rabinhos a acrescentar ao lodo do rio, então, faz-me perder o sono. Daí o post. Reactivo como sempre. Se queres objectivo, passa a outro lado.

4º - ainda bem que foste em busca de informação. Fizeste melhor que o jornalista que me informou mal nos 5 minutos que tenho para ouvir notícias. Daí a importancia de se fazer um bom trabalho jornalístico: o público não tem tempo para investigar. Esse é a função do jornalista.

5º - E se fôssemos analisar ao pé da letra, o que diz o post é que "Lisboa, a capital, não tem uma ETAR".
O mesmo podia significar que lhe falta uma ETAR, que há uma ETAR que não está em funcionamento, e não necessariamente que não tem uma única ETAR. É dúbio, concedo.
De qualquer modo, deixar 100.000 rabinhos a descoberto é rabinho demais a descoberto, muito mais rabinhos do que os que concelhos como a Maia e Gaia cobrem a 98%. Se Lisboa tiver uma ETAR a menos, está a fazer merda, logo, é igual a não ter nenhuma. De forma torta (e eu posso escrever torto se me apetecer), o post quis dizer isso mesmo.

Sendo Lisboa a cidade com maior número de habitantes, sendo a capital, deveria ser o exemplo de maior eficiência, mas isso já apurámos, em outros posts, que não acontece.

Realmente, o que andará este município que não só tem o maior orçamento como o maior passivo, a fazer com as verbas? Hmmm... se calhar é por isso que o novo presidente anda às voltas com as contas.

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A propósito, ontem nos Sopranos:

«
-You're shitting me!
-Aw C'mon! Would I shit you? You're my favourite turd!
»

terça-feira, 09 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Podes fazer o que te apetecer, claro. Não tenho a pretensão de te destituir do teu cargo de ditadora vitalícia. Mas também posso andar de dedo esticado se me apetecer, felizmente. Se não queres lidar com isso, apaga aquilo que escrevo. Assim serás uma melhor déspota. Não tenhas medo que não quero ocupar o teu blog. Por mais que tentes encobrir a questão com a ambivalência do que escreveste, quando escreveste o post ele pouco tinha de ambivalente. Reactivo não implica necessáriamente falso. Não confundas os conceitos. E disso eu sei porque sou Psicólogo.
Podes dizer o que quiseres, quando quiseres e como quiseres. Who cares? Afinal de contas cada um de nós fala no vazio. Deixa-me adivinhar: agora vais-me mandar para a sibéria deste blog. Ele é teu. Faz bom proveito.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Lali said...

E chamam a isto CAPITAL...??? até na minha terriola Natal tem a porcaria de uma ETAR e aquele lugar só foi promovido a cidade à 2 anos...por favor...

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

És psicólogo ou estudante de psicologia? E tens que idade? Serás psicólogo com P maiúsculo quando atingires a idade da minha avó, meu menino. Antes disso aprendes.
E sim, neste blog, sou DÉSPOTA sim!! Não há escolha, nem democracia. Amanha-te.

Lisboa é uma merda sempre que eu disser aqui que Lisboa é uma merda. Bale?

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Perna de Pau said...

Como disse, dizes o que quiseres.Eu trabalho em Psicologia, logo deve fazer de mim um Psicologo. Com P grande ou não, isso não te cabe a ti decidir. Não fales do que não sabes. E ninguém te impede de dizer que Lisboa é uma merda. Aliás, podes abrir a boca para dizer merda sempre que quiseres. É para o lado onde durmo melhor.Tens saudades de casa quando olhas para o céu à noite? Bem me pareceu.
Tenho 30 anos. E tu?

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Perna de Mármore, olha que isso não é muito competente, isso de fazer a pergunta e dar a resposta. Vai lá estagiar na vida mais um bocadinho, vai.
Eu tenho menos 50 anos que a minha avó, e mesmo assim, mais do que tu.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Olha que eu quase que apostava que ainda usavas Totós e que não partilhavas os teus chupas com os teus colegas. És mais velha do que eu? Fixe, ainda te torna mais patética. Já tens idade para usar fraldas para adultos.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Marble, não me canses. Ia-te dizer para ires trabalhar, mas não deve ser o caso. Descansa agora.

Tótós até uso, de vez em quando, e adoro fazer figuras patéticas, ainda assim, consigo ser muito feliz e muito interessante. Aliás, se eu não fosse um personagem tão fascinante, não perderias tanto tempo por cá.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Sim, és a special one. Mais especial que o Mourinho. Sim, as pessoas com problemas de afirmação e que usam defesas por tudo e por nada fascinam-me. Faz parte do pacote. Mas não te acho especialmente fascinante. És apenas mais uma que acha que o seu umbigo é um buraco negro.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Definitivamente, és um caso clássico.
E só para que saibas, o meu umbigo é pequenino e muito lavadinho.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Ok, reescrevo o que disse: És apenas mais uma que acha que o seu umbiguinho é um buraquinho negro.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

E eis que o umbiguinho/buraquinho negro começa a exercer a sua magia...
Estava aqui algum comentário parvo que não tinha nada a ver com o post? Hmmm.... oops, desapareceu!

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Era parvo? Nesse caso, all apologies.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Se o umbiguinho se pusesse mesmo a trabalhar, metade dos comentários nesta página desapareciam. Mas eu gosto nos númerozinhos a aumentar na outra página....

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

é só por isso que respondes? por causa dos numeros na outra página?

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

A esta altura do campeonato, há lá outra razão possível? Só se for o gozo que me dá.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

A mim dá-me gozo. e a ti? sempre fiquei com a impressão que gostas de uma boa troca de argumentos, mesmo quando a coisa descamba. afinal és Escorpião, como eu. Um bom Escorpião tira prazer com estas coisas.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

Mas eu tenho de trabalhar. Não posso ficar nisto todo o dia...

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

bom tabalho então.

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

Errata: Onde se lê " Tabalho" deve ler-se "Trabalho".

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger S. said...

ah.. pensei que estivesses a falar com o chupa-chupa na boca...

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Paulo Dias said...

não, eu prefiro mesmo é o polegar...

quarta-feira, 10 outubro, 2007  
Blogger Lali said...

Silvia e Marble...desculpem escrever isto...mas voces são adoráveis...e gasto eu dinheiro em noites de stand up, quando aqui tenho de borla...lol
Adoro-vos!

Só vos digo uma coisa...o Mundo é do tamanho de uma ervilha e dá imensas voltas porque é redondo. Tanta química ainda dará em algo "special"...

quarta-feira, 10 outubro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home