quarta-feira, dezembro 05, 2007

Pelo novo.


Às vezes é preciso.
Foi, contudo, preciso ver cair uns 30 centímetros de cabelo aos tufos para me surpreender ao sentir que estava a livrar-me de dois anos de desventuras, enganos, algum ruído e muita poluição. É impressionante o peso que carregamos no cabelo, e não me refiro a ganchos, fitas, piolhos, lêndias, caspa ou camadas de tinta. Refiro-me à carga emocional que se acumula em cada fio de cabelo, em cada penteado, de cada vez que nos vemos ao espelho para ver apenas o que esperamos, ou quando nos olhamos menos bonitas, menos bem dispostas, ou então tristes ou revoltadas, de cada vez que passamos a mão pelo cabelo para o afastar das lágrimas, ou recordamos a importância que alguém, que já não interessa, dava ao nosso cabelo.
Ficou tudo no chão, e agora começo de novo.
Não foi uma mudança brusca na minha vida, o fim ou o início de uma relação, nem mesmo um novo emprego. Foi o evoluir de uma forma de sentir serena que deixou de depender do meu sensual cabelo comprido.
Fartei-me. Fartei-me e mandei-o cortar curto.
Corte-se.
Não fiquei mais gira. Fiquei até mais feiinha e normalzinha e com aspecto da idade que tenho. Há quem goste e quem se sinta desiludido. Com o quê!? Com eu ter deixado de ter o cabelo que gostariam de ter? Há gente para opinar de todas as maneiras, eu é que não escuto nenhuma. Não me interessa minimamente e essa é a novidade. Deixei-me disso e por enquanto fico assim. Sinto-me bem assim. Mais mortal, menos atraente, mas mais eu e, por isso, mais bonita, a começar de novo, junto às raízes e com vontade de cortar mais um bocadinho.
Cabelo é só cabelo, e é fascinante observar a diferença abismal que vai entre aquilo que sou e aquilo que os outros vêem pela importância que dão ao aspecto que tenho. Anos-luz.
Cabelos castanhos, com algumas brancas e marcas de madeixas antigas.
Começo de novo. É o que o cabelo tem. Enquanto há, cresce um bocadinho todos os dias.

8 Comments:

Blogger 1entre1000's said...

Está bem giro!

quarta-feira, 05 dezembro, 2007  
Blogger elisa said...

Cortar o cabelo é de facto uma forma de libertação.
Quanto ao mais ou menos atraente...mulher atraente tem forçosamente de ter cabelo comprido?Eu gostei das fotos, se contar a minha opinião de mulher:)

quarta-feira, 05 dezembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Gostei.. Beijinho, Beta

quarta-feira, 05 dezembro, 2007  
Blogger pu pu pi tu said...

não sei como eras anteriormente, a mim estas fotos agradaram-me imenso.

sinceramente, a mim, pouco me impoorta se os outros gostam ou não. eu é que preciso de gostar, de me sentir bem.
e sabes que mais? foi sempre nas alturas em que estava "menos bonita" que descobri quem eram os meus verdadeiros amigos, quem eram, realmente, as pessoas q interessavam.

quarta-feira, 05 dezembro, 2007  
Blogger Joana said...

Estás tu!:)
Estás bem!

quarta-feira, 05 dezembro, 2007  
Blogger Miguel said...

Pelo q me foi dado a ver por estas fotos, até q nem me parece nada mal. Mas, claro, cabe-te a ti sentires-te em sintonia com a tua aparência, se bem q o cabelo pode ser apenas uma quota parte, com mais ou menos importância, pouco importa. Esteja a cabeça no lugar e mmo calva serás tu a fazeres a tua vida. Bjos. Miguel

quinta-feira, 06 dezembro, 2007  
Anonymous Anónimo said...

N estas mais gira o catano!!
Deves é andar com a vista turva deve ser isso :-P

quinta-feira, 06 dezembro, 2007  
Blogger nelsonmateus said...

dá próxima vez k kizeres fazer 1 mudança na tua vida, eu fico com a tua maçã e tu ficas com o meu bom velho pc.

hum? k dizes? temos negócio??? :D

quinta-feira, 06 dezembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home