segunda-feira, novembro 26, 2007

Lisboa pós-filtro.

Para aqueles que já desistiram de esperar por mais daqueles meus posts a falar de Lisboa, ora aqui vai a prova que desistir não compensa, porque eu até vou escrever mais um post.
Está a fazer dois aninhos que me mudei para a capital do Império. A minha opinião sobre a cidade não mudou nem um bocadinho. É caótica, desumana, disparatada em todos os sentidos e mais algum e representantiva do resto do país só se for mesmo para turista ver. De resto, esta cidade é uma fantochada.
Só que eu já me habituei.
De vez em quando até gosto de por cá andar.
Como ontem à noite, por exemplo. Gostei de ir ter ao cinema com uns amigos meus, de metro. Gosto do metro - foi o meu primeiro meio de transporte quanto para cá me mudei e nele aprendi a conhecer a cidade, por baixo, que por cima a diferença é discutível. É prático, é barato e transporta milhões em pouco tempo. Gosto (e sim, no Porto, também já há, mas é mais parecido com aquela parte entre Alvalade e o Campo Grande).
Gostei de, depois do cinema, de ter saído do taxi a meio do trajecto, com um amigo meu lisboeta e ter feito o resto do caminho a pé, entre o Marquês e o Rato, pelas ruas desertas, mas bonitas, a deitar conversa fora, como já não fazia há tanto tempo. Gostei de ter encontrado uma cara conhecida junto a um clube de vídeo, centro comunitário de outrora que também já não visitava há muito, muito tempo.
Gostei de conversar ao frio numa praça larga que nem parecia ser aqui.
Gostei de sentir o frio.
Lisboa é mais bonita quando faz frio (É mais parecida com o resto do país que eu conheço e adoro). Arrepia. Faz-nos sentir mais vivos e é até mais romântica. E é solarenga. Pronto, à noite tem mais luar (o céu está limpo) e é mais bonita porque está desimpedida e já se podem apreciar as luzinhas (muito poucas) de Natal, mas ao menos respira-se melhor, enterra-se mais o gorro até às orelhas, e o vento lava melhor a alma enquanto caminhamos pela cidade.
Tem dias, e noites, em que gosto desta vila. Mas isso é porque as ruas já não são tão estranhas, e as pessoas, especialmente as pessoas, já são reforçadamente aquelas que passaram no filtro e que vão ficar comigo, seja em que terra for.

1 Comments:

Blogger Paulo Dias said...

a minha época preferida em Lx é o Outono. É lindo passeares pela cidade, sentir o frio a começar, é quando se percebe a luz de Lisboa no seu máximo esplendor. O cheiro a castanhas, a agitação da baixa, os dias com sol, Etc. Só mesmo tão bom como o Outono é a Primavera aqui.

quarta-feira, 28 novembro, 2007  

Enviar um comentário

<< Home