domingo, março 05, 2006

Lar é onde deixares o computador.

Era assim que eu pensava quando saí de Lisboa, desta vez. Vai daí, e porque a visita será necessariamente curta, deixei o mac para trás. Valha-me a net em casa de amigos para vir aqui descarregar o vício.
Pois, muito bem. A minha casa é o Porto. Já fui ao Fantas, já comi francesinha e já me enchi de express biscuits. Também já andei a pé pelas ruas (que conheço perfeitamente) à noite e, sobretudo, não me assustei quando me cruzo inesperadamente com alguém ao virar da esquina. Aqui ninguém tem aquele ar suspeito e agressivo/amedrontado que vejo nas expressões de quem viaja no metro.
O Porto tem uma qualidade de vida que Lisboa não tem. O ar é mais limpo, as confeitarias mais acolhedoras, a comida é sempre melhor, os passeios não escorregam, e é tudo perto. O Porto é muito confortável. Lisboa é sempre agreste.
Por outro lado, quando estou no Porto sinto a falta da imensidade de estímulos, desafios e coisas novas que Lisboa me oferece. Sinto falta das pessoas que começo a conhecer (até lhes ligo e tudo!) Estou mesmo entre estas duas terras. E casa não é onde eu deixar o computador. Casa é onde eu me sinto bem.

P.S. - Poupem-me os lugares comuns de dizerem que se pode ser assaltado em qualquer cidade, que Lisboa é que é e que o Porto é cinzento e tal. Digam outras coisas.

31 Comments:

Blogger Rafael said...

Como disse, não morro de amores pelo Porto! Mas as francesinhas como se comem no Porto não são faceis de encontrar. O que eu gosto daquilo picante!

Boa noite!

domingo, 05 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

SLB SLB SLB

É NOSSA A TAÇA

domingo, 05 março, 2006  
Blogger ups said...

Também concordo com essa parte dos passeios em lisboa escorregarem.. mas as pessoas olham-me de lado quando digo isso! :S

domingo, 05 março, 2006  
Blogger ABA said...

à noite, a baixa portuense não tem qualidade.. nem vida!

domingo, 05 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Nómada entre Lisboa, Algarve, Inglaterra e Alemanha obtive uma Licenciatura em "home sweet home". Casa é onde estão as pessoas que mais amas (sweet) e não propriamente o sítio em si. Por mais inadaptados que podemos ser sintimo-nos sempre bem perto das pessoas que amamos.
Fico grata por ter-te levado um bocadinho de lx ao Porto.

sonhos alfacinhas

domingo, 05 março, 2006  
Blogger Trojan00 said...

Um psicólogo de massas podia ajudar...

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Paulo Figueiredo said...

sabes como me sinto!? tal qual u descreveste: O Porto é muito confortável. Lisboa é sempre agreste.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Filipe Gil said...

Como é que podes dizer que Lisboa é agreste?

Tem mais sol que o Porto e as pessoas parecem um pouco (nadica de nada) mais felizes (porque têm mais dinheiro, e porque a porcaria do dinheiro está mal dividida).

Eu acho que todas as cidades que não são a nossa, são sempre mais agrestes do que aquela que nos viu crescer.

Eu acho Lisboa muito mais acolhedora. Agora, se falares das suas gentes, acho que as pessoas no Porto são mais simpáticas. Não têm a mania que são urbanas. O Porto é uma vila em ponto grande (o que acho positivo). Amesterdão tb é assim. Lisboa gosta mais de ser francesa e snob. Mas acho-a mais acolhedora que o Porto.

A inbicta é como a Coca-Cola...primeiro estranha-se...

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Joana said...

se bem te lembras tambem estou entre duas terras, dividida entre familia e trabalho... por isso escrevi à muitos anos numa folhinha de papel para não mais esquecer a seguinte frase
"Home is where your heart is".
E se lhe juntares o título literario "Vai onde te leva o coração" (Vade dove ti porta il cuore") as probabilidades aumentam!
The bottom line: sê feliz!

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger MOLOI LORASAI said...

digo que o Porto é uma cidade iniciática, e mais nada.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger S. said...

Exdruxulando, eu é que te peço a ti e a quem mais saiba, onde se pode comer uma boa francesinha em Lisboa. As meias de leite já sei onde as há. :P

P.S. Continuem a comentar e comentem-se uns aos outros. Eu não tenho muito tempo agora, aliás n tenho nenhum, e já volto. ok?
Fiquem à vontade.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger S. said...

Ah!
Quem se queixa, devia mudar-se, pelo menos para saber melhor daquilo que se queixa.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger elisa said...

Acho que percebo o que queres dizer. Fui conquistada pelo Porto assim que cheguei há cerca de 15 anos.
É verdade que não tem a luz de Lisboa, não é tão frontalmente bonito, nem tão amplo e cosmopolita (e aí também entendo o 2X1: o conservadorismo do Porto é muitas vezes irritante)mas, estranhamente ou não, acho o Porto encantador e é um prazer viver aqui. O Porto "enfeitiçou-me" e é aqui que me sinto em casa. E sinto-me privilegiada por fazer parte da história de amor que existe entre os portuenses e a sua cidade:)!
E pronto acaba aqui a declaração de amor...

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Piñacolada said...

portugal é um país tão pequeno, que este tipo de conversas não leva a lado nenhum. o porto é o porto, lisboa é lisboa. são diferentes, ponto final. marselha/paris, barcelona/madrid, rio/sao paulo, hamburgo/berlim. é assim por todo o mundo. é cronico. não ha nada a fazer. sou do porto e vivo em lisboa ha 10 anos. amo o porto, é a minha terra. amo lisboa é a minha terra. há 1000 coisas que amo no porto e 1000 que detesto. ha outras mil que amo em lisboa e outras mil que detesto. tenho dito.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger gralha said...

Concordo com piñacolada. Lisboa e Porto são ambas cidades maravilhosas, com qualidades e defeitos. Por que é que há tanta gente de ambos os lados que só gosta de dizer mal do outro em vez de ir lá, conhecer a sério, e ver como ambas valem a pena?

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger S. said...

Ora bem!
:)

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger S. said...

Como portuense que sou, tenho a dizer, depois que várias aventuras e desventuras nesta cidade, que o Porto é uma cidade à qual não se consegue ficar indiferente. Ou se ama ou se odeia, mas não se lhe fica indiferente.

E sim, esta discussão é tão frutífera como discutir o aborto, a pena de morte, o casamento vs a união de facto e o FCP vs aquela coisa... o... SL..coiso..pfff.. argh!
Mas que atrai comentários, isso atrai! ;)

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Rafael said...

"Onde é que existe um rio azul igual ao meu?
Que em certos dias tem a mesma cor do céu.
Minha cidade é um presépio é um jardim,
Queria guardá-la inteirinha só para mim!"
Xico da Cana

Sou de Setúbal, e adoro ser daqui!
Isto é que é fixe!

Boa noite.

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger 9MM said...

As vezes que fui ao Porto foi sempre por motivos profissionais, e nunca despertou em mim qualquer paixão pela cidade, como cidade. Despertou sim pelas pessoas. Nunca vivi no Norte mas acho que as pessoas do Porto (e arredores) tem muito mais a ver comigo do que as de Lisboa. Como Lisboeta que sou adoro a minha cidade, com todos os seus defeitos e virtudes, cosmopolita, com mais ou menos dinheiro não me interessa...mas se realmente pudesse ter um toque nortenho na parte humana seria muuuuuuito melhor. :)

segunda-feira, 06 março, 2006  
Blogger Trojan00 said...

Tanta dor...que até dá....dor...

E Lisboa e o Porto e Lisboa e o Porto e Lisboa e o Porto e os que não são de nenhum odeiam tudo e os que são de tudo odeiam nenhum e Lisboa e o Porto e o Porto e Lisboa...

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger O-ren Ishii said...

gosto da foz, gosto da ribeira, gosto das francesinhas e dos croissants que teem algo que os do sul não têm!
Mas mesmo assim, gosto mais de Lisboa e mais ainda da minha santa terrinha: Setubal =)

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger Explícito said...

A descrição dada pela "cicerone" sobre Lisbo e Porto não poderia ser melhor exemplo de lugares comuns...

Cumprimentos.

terça-feira, 07 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

O Porto é o Porto, assim como Lisboa é Lisboa! Uma e outra têm as suas qualidades e defeitos... pro exemplo... Lisboa tem o SLB (grande vantagem e só por si chega!), mas também tem uma baixa sem vida nenhuma... muito pior que a do Porto!
O Porto tem a Francesinha e o sotaque que os murcons utilizam como ninguém, mas não tem a abertura das ruas de Lisboa, nem o sol de Lisboa... tem o nevoeiro quase místico de hoje!

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger nelsonmateus said...

lar é onde estão as pessoas e as memórias k m são queridas ... se tiver k ser no porto ou em lisboa ... então k assim seja.

terça-feira, 07 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

o unico problema do pourto e' o sotaque ...;)

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger Explícito said...

Exactamente o oposto: o sotaque é o que mais atrai e identifica.

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger S. said...

Começo a desenvolver uma curiosidadezita por Setúbal. Tenho conhecido gente boa de lá. Eehehe!!
Obrigada por terem animado este cantinho enquanto estive fora. Continuo fora, mas há um post a continuar dentro de momentos.

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger Unknown said...

O Porto aconchega-me. Lisboa acolhe-me. Gosto muido das duas. Das gentes e da comida, das casas e das ruas, dos rios e do mar. São tão diferentes que custa acreditar que sejam as duas Portugal. Setúbal?? É outra conversa, com excelentes restaurantes, uma serra de tirar o fôlego, enseadas maravilhosas e alma de periferia. É mais uma grande vila com dimensão de cidade que nos recebe como se não fosse nada com ela.

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger S. said...

Anita, eu costumo dizer que o Porto e Lisboa me parecem duas zonas de uma mesma cidade muito grande com uma autoestrada entre as duas zonas. E eu, simplesmente, me mudei de um lado para o outro.

terça-feira, 07 março, 2006  
Blogger Explícito said...

Setúbal tem o Sado, e uma marginal fantástica. Tem a Arrábida (no Porto também há uma Arrábida...).

Mas vá até Palmela: encontrará pessoas com um sotaque delicioso, e em Setembro há a Festa da Vindima.

Cumprimentos.

quarta-feira, 08 março, 2006  
Blogger S. said...

Nem que raio de sotaque usar para que o senhor me entenda?...
Aqui vai, mais uma vez: Vá à merdinha, volte para o buraco de onde nunca devia ter saído, afogue-se no Sado ou atire-se da Arrábida, mas não espere até Setembro. Desapareça deste blog já hoje!!!

quarta-feira, 08 março, 2006  

Enviar um comentário

<< Home