sexta-feira, junho 16, 2006

Porto spa.

Sempre que cá venho, e já não vinha há imenso tempo, passo o primeiro dia, as primeiras 24 horas a dormir. Toma conta de mim uma serenidade misturada com cansaço, uma vontade de descansar que vem do tutano dos ossos, que me enterra dentro de casa e me dá aquela sensação de estar na toca, no ninho, longe do mundo que me rói os cantinhos todos os dias.
Aqui estou em casa. Aqui conheço a frescura do ar, aqui cheira-me a campo e nada mesmo a mijo de gato misturado com tubo de escape e arroz de caril. Aqui meto menos o dedo no nariz. Aqui sinto-me mais limpa durante mais tempo, independentemente da altura do mês, e mesmo que tenha andado na cidade todo o dia, treinado até desmaiar, brincado com as cadelas ou tenha rebolado com elas no parque da cidade. Aqui ando de chinelos todo o dia e chego a casa com os pés limpos.
Aqui é fresco. Aqui a comida alimenta sempre. Aqui saio de carro sempre com o piloto automático. Aqui, ir ao cinema não implica estratégia de metro ou carro, sózinha ou acompanhada, kingkard ou a pagantes. Aqui não tenho medo de com quem me cruzo na rua. Aqui as caras conhecidas são quase todas. Aqui dou por mim a perguntar às pessoas se são do Porto e a surpreender-me quando respondem todas que sim (chego a ter pena de dizer que moro em Lisboa).
Aqui a vida é tão mais suave.
Em Lisboa, a vida tem muito atrito: muito que fazer, muitas pessoas, muita diversidade e igual dispersão, muitas decisões a tomar e sempre muito rapidamente, além de que de cada vez que me encosto a alguém, fico sem pele.
Aqui estou a salvo... antes do próximo round.

Não faço ideia do que vou fazer com o resto do meu dia.
Acho que ficar por casa, a ouvir os pássaros, me basta.

14 Comments:

Blogger Unknown said...

Lisboa tem um apelo enorme para as almas irrequietas. è uma cidade muito bonita, com o seu encanto próprio.

Mas o Porto entra-nos pela pele e fica lá. O seu nevoeiro e céu sfumatto. A língua, a comida, as ruas pequeninas, e os imensos miradouros para o nosso Douro tão bonito. O cheiro do rio nas noites ventosas, a acompanhar o chá de ponche na Gestos.

E mesmo as obras omnipresentes, a nossa Avenida mal-destruída, o lixo nas ruas, mesmo isso, só tornam esta cidade mais nossa. Mais real. Reflete a vida, os podres. E as virtudes.

E as pessoas... as pessoas.

Eu adoro Lisboa.

Amo o Porto.

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger S. said...

É isso tudo, mitzrael. Nem eu diria melhor.
:)

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger [r] said...

"Eu adoro Lisboa.

Amo o Porto."

e vivo isso 365 dias por ano! :D

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ai mulher como te entendo! Eu que estou tão longe de tudo isso...
Quando passo a fronteira para Portugal parece que até o ritmo cardíaco se reduz... parece que o tempo passa mais devagarinho... aqui às vezes parece que o tempo passa e passa e passa e eu só me dou conta 3 meses depois. Aqui tenho a sensação que quando me der conta tenho 70 anos e nao senti o tempo passar.

Gosto do teu blog.

Um beijo.
Dri

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

mitzrael: ADOREI. É MM ISSO!
silvia:TB ADOREI!TB É MM ISSO!
BEIJOS!
lARA

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Bionico said...

Desfruta de tudo. Lisboa mata. Se tudo correr bem, logo à noite também vou estar em Portugal. ;)

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Tiago said...

Hmmm. Não gosto de Lisboa. Mas tb não gostei muito do Porto. No entanto, arranja-me trabalho, casa e uma família, que eu penso melhor.

LOL ehhehe. Comida e roupa lavada n é preciso qu'isso eu sei fazer!

Bjs.

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger S. said...

Põe-te na fila, Xixas... :)

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Trojan00 said...

Lisboa é uma selvagem...só reage mal se lhe fizerem pior...

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Tiago said...

Não vi o "coiso" para tirar tickets à entrada! Qual fila?

Que desorganização!

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Mas são só 300 quilómetro de distância...

Porto, bela cidade. Lisboa não lhe chega aos pés.

Atenção, eu sou um observador de fora.

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Nuno said...

E nao me ligaste...

sábado, 17 junho, 2006  
Blogger S. said...

Ainda nem acordei direito...

sábado, 17 junho, 2006  
Blogger Manuel said...

Parece que os sentimentos não são muito diferentes por parte de todos os portuenses que, por uma razão ou por outra, optam ou se vêem forçados a deslocar-se para a "capital".
Quero o meu Porto de volta!!! :)

Bom descanso, espero que regresses com a energia que te é característica!

Beijinhos!

segunda-feira, 19 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home