sexta-feira, setembro 22, 2006

Mais do mesmo.

Lisboa tem dias.
Lisboa tem dias em que dá cabo de mim, em que me agride e eu vou ao tapete. Lisboa é tão linda como uma loira burra. Bela, excitante, cara, e insuportável. Lisboa é uma cidade muito mal amanhada. Em termos de planeamento do território, consegue ser pior que Vila Nova de Gaia. Um caos urbanistico, um amontoado de prédios que foram ultrapassados pelo tempo e pelas necessidades modernas das populações. Não há estacionamento, os pisos são desadequados, escorregadios, esburacados e cobertos de carros e caca de cão. Os prédios são altos e sem elevador. Gastam-se milhares de litros de água para molhar o chão e nem por isso ele fica mais limpo (há uns carros aspiradores/esfregonas/vassouras muito jeitosos no Porto. Nunca vi nenhum por aqui). Os carros do lixo são conduzidos por motoristas revoltados com a vida que passam por cima de carros estacionados só porque sim, e porque a vingança se serve fria ao pobre do desgraçado a quem calhar a vez. Não há um restaurante onde se coma bem e barato. Lisboa é suja demais. Do lixo ao luxo é um passo. Lisboa é apinhada demais. É saloia demais, podre demais, cara demais, nouvelle riche demais. Lisboa é acidentada e tortuosamente cansativa. Lisboa tem pombos a mais. Lisboa não tem jardins. Lisboa é quente demais. Lisboa vira as costas ao rio, Lisboa tem uma linha de comboio a vedar o acesso à praia. Em Lisboa é tudo longe demais e só faltava um bocadinho assim para estar perto. Lisboa é macrocéfala ao ponto da deficiência.
Lisboa é o exemplo do erro tão crasso, mas tão crasso que já é (quase) impossível de corrigir. Lisboa é agreste.
Lisboa obriga a um dispêndio estúpido e desnecessário de energia que compromete a qualidade de vida nas coisas mais básicas.
Lisboa é a capital e, por isso, devia dar melhor exemplo.

Dito isto, Lisboa tem pessoas lindas que me fazem esquecer tudo isto num minuto. E é só por elas que eu gosto de Lisboa.

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A nossa terra é sempre a mais bonita. Mas tenta redescobrir Lisboa. E verás que apesar de todo esse inferno do dia a dia, há lugares maravilhosos, que nos fazem sentir num mundo que é a verdadeira Lisboa!
Não sou de Lisboa, mas os ultimos dois anos foram fabulosos!!! e Lisboa é lindissima, quase tanto como a minha cidade!

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger B-Good said...

Sabes que acho sinceramente que estás é mal acompanhada em Lisboa... Tudo o que disseste é verdade, mas quem teve a sorte de descobrir Lisboa com 1 bom cicerone, acha que esses são os defeitozinhos que apimentam a verdadeira beleza que esta cidade tem. Continuas a ver Lisboa com os olhos de forasteira: isso vai passar quando fores "one of us".

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Gostei de ler. Reli. Gosto de ir a Lisboa, de vez em quando, pq. ...pq., se calhar, por ser a capital. Mas, regressar ao PORTO, é tão bom! Viva o PORTO, carago!

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Concordo, B-good. Há dias que Lisboa só tem virtudes. Mas, muito sinceramente, não desejo ficar cega aos defeitos que a cidade tem, ou jamais poderei contribuir para melhorar, se tiver oportunidade.
Erros perpetuados não se tornam virtudes.
Acho que é bom dar ouvidos aos forasteiros, seja sobre as cidades, as empresas, os projectos, o que for, porque têm uma visão desafectada e conseguem apontar as falhas que, quem está demasiado envolvido nas coisas, já não consegue detectar.

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Bxana said...

Às vezes nem acredito no que escreves... porque estaremos a falar da mesma Lisboa?

O Porto faz-me confusão, com problemas que nem vou salientar aqui, porque não é do meu feitio "ora achas isso? então cá vai..." - mas não consigo falar de sitio nenhum com a forma como te diriges a Lisboa
(e há cidades que odeio verdadeiramente, mas por outros motivos), como se fosse uma inimiga, como se te prendesse e fosses refém, sem força nem vontade próprias, nem capacidade de reacção. Como se não te desse oportunidade para estares noutro sítio, e estivesses cá por castigo. O que não acredito - pelo que aqui escreves, não me parece que seja essa a tua situação.

Fico triste. Tal como a própria Lisboa te põe triste. Porque acho que tens uma visão muito unilateral das coisas, ou são muito boas, ou muito más... O Paraíso, ou o Inferno... Nem lucro nada em escrever isto aqui, a não ser pela esperança de, no fundo, sentires que talvez esteja a ser, e comecemos da maneira mais simples, ligeiramente injusta.

Não sou de Lisboa. Sou de Palmela. Lisboa... aprendi a gostar dela. Há alguns anos...

Boa sorte, e felicidades!

(Claro que vou assinar. Sou completamente contra os comentários anónimos...)

Sara

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Se Lisboa fosse melhor até para os Lisboetas, eu não precisava de postar assim. Eu adoraria que Lisboa fosse melhor. Seria melhor para todos, e então nos dias bonitos, Lisboa seria fenomenal.
Acredita, Sara, só faltava um bocadinho assim: boa vontade, responsabilidade social, menos exploração imobiliária, melhor planeamento urbano, e muito mais respeito pela pessoa humana. Só isso.
As pessoas que aqui moram têm uma taxa de esforço só para se movimentarem que, noutros sítios, dava para subir um monte ou chegar à cidade vizinha.

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Bxana said...

Não digo que não... concordo com o que disseste, os defeitos são visíveis e não são possiveis de desmentir. Já participei em abaixo-assinados, já visitei x edifícios na baixa como propósito de avaliar a degradação, visitei subterrâneos, assisti, impotente, à destruição (sim, é destruição) da Praça do Comércio. Mas as tardes que passavamos no Castelo, durante anos, as fotos que tirava no Jardim Botânico, e etc, admito que guardo esses momentos no coração, e que me fazem ter mais carinho por Lisboa. E não consigo ser tão violenta nas palavras, quando se trata de adjectivar a cidade. E como te disse, não creio que o digas por crueldade, mas porque realmente o sentes. Gostaria sim (não parando de criticar, como nunca parei de lutar, com a pouca força que tenho) que talvez visses Lisboa... com um bocadinho mais de sol.

Reforço a ideia que tens razão nos erros que apontas. Acabam por ser diferentes maneiras de apontar os defeitos...

Tudo de bom,
Sara

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Filipe said...

Tu nao conheces é Lisboa. Lamento mas metade do que disseste são babuseiras..

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

És uma babuseirosa.

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Sofia said...

Também sou do Porto (de lá perto) e gostei do teu post. Não concordo com tudo. Acho que tens razão nesta metáfora "Lisboa é tão linda como uma loira burra.". Mas, não serão assim todas as cidades?
Por outro lado, há problemas que não vêem das cidades, vêem das pessoas: conduzir um carro de lixo em PORTUGAL é desprestegiante; ter carro parece que é uma necessidade básica (famílias com 3 elementos tem 3 carros ou mais!) e depois não há estacionamento para todos; as casas são caras porque os salários são baixos e as coisas que nós compramos são muito caras; ter um cão é o máximo mas limpar a caquinha deles não; os pombos cagam tudo mas também dão "natureza" à cidade,...

Lisboa podia ser melhor. E nós todos também. Mas, porquê? Para quê? Para quem?

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger Unknown said...

Compreendo perfeitamente o que sentes.

As pessoas não compreendem uma coisa: o Porto é uma cidade cheia de problemas. Temos obras que nunca mais acabam, destroem-se marcos da cidade em favor de evoluções graníticas, há montes de casas antigas completamente abandonadas e que uma reabilitação levaria a que a camada mais jovem repopulasse a baixa deserta a partir das 7 da tarde, há ruas muito sujas, muito escuras e sem saneamento e escoação de águas, para dizer só alguns problemas.

Mas a verdade é que a nossa qualidade de vida é bastante superior. è verdade que a oferta (de tudo!) em LIsboa é muito maior que no Porto. Em Lisboa há restaurantes italianos-chinese-timorenses-peruanos-mexicanos-caboverdianos-japoneses-etc... que nós não temos. Em Lisboa a oferta cultural é muito, muito maior. Mas as casas são piores, as rendas muito mais altas e o custo médio de vida pelos bens essenciais é mais alto.

Para além disso, eu ando a pé à noite no Porto. Em certas zonas, claro que só acompanhada, mas ando. E ando de transportes á noite. Em Lisboa tenho medo. Mesmo. Só os táxis é que me safam, e obviamente, também esses são mais caros.

Eu adoro Lisboa e espero não estar a ser mal interpretada nesta questão. Nunca lá vivi mais do que um m~es seguido, por isso sei que a minha vivência da cidade é necessáriamente diferente da dos lisboetas. Mas há coisas que são gritantes e que não precisam de um quotidiano para nos saltar aos olhos.

Em Lisboa é tudo longe e tudo confuso. Para irmos de uma ponta á outra da cidade temos de apanhar o metro, o eléctrico e finalmente o autocarro. Aqui, basta o 78 (quase, quase).

E realmente não me cabe na cabeça a linha do comboio a cortar a circulação das pessoas para a margem do rio. O que seria do Porto se nós não podessemos ver, cheirar, tocar o rio?

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Blogger S. said...

:)
Até já respiro melhor...

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

ksss...babuseira e babuseirosa, não existem. Não conheço a Sílvia pessoal/,mas, penso que não seja ser humano capaz de dizer assim tantos disparates,tantas tolices, tantas asneiras para ser classificada como uma pessoa que diga baboseiras.

sexta-feira, 22 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Ai Silvia.... pronto, um dia eufaço-te um tour por Lisboa e levo-te a meia dúzia de sitios onde se come bem e barato. O resto vai por acréscimo. É que de estomago cheio tudo parece melhore mais bonito :)

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Escrevi este post num dia de chuva e greve do Metro, em que acordei com um carro dos Bombeiros que não conseguia passar porque estava uma carrinha estacionada do lado esquerdo da rua, do lado oposto ao meu carro. Eu fui tirar o meu carro, só para constatar que tinha sido abalroado à má fila por um carro do lixo. Depois de comprar um retrovisor novo, cheguei tarde e a más horas ao trabalho. Não foi um dia fácil e isto é o meu blog.
Se as minhas palavras carregam tanto peso, talvez seja melhor que eu me dedique a escrever discursos políticos, não?

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger Edelweiss said...

bem.. foste crucificada. Nao precisas de te dedicar a discursos politicos, com isso talvez leves mais na cabeça. mas queres um conselho? repare mais nos pequenos pormenores, aqueles que não estao tão à vista!

Dou-te um exemplo, o meu. Estou no Oriente. Entre Chineses. è verdade: são porcos, cospem no chão, poem o lixo ao lados caixotes,nao fazem reciclagem, sujam a mesa quando comem, deitam os ossos e espinhas no chao, e nao na beira do prato.Palitam dentes. Ha barracas. Baratas na rua e nas casas. Ratos por todo o lado...Mas é encantador! Os tin-tin, correr os mercadinhos, os templos. As casas enclausuradas por grades. Sei lá... tanta coisa.Gosto muito da minha cidade. Também de Lisboa, mãe adoptiva. Mas aqui sinto-me em casa... E acho que depois de um ano sem ver a minha cidade, acho que vou estranhar o "luxo" de portugal... Acredito que o que sentes por Lisboa não é birra, não é mania da perseguição... apenas saudades do Porto, lugares comuns...è legitimo. E os outros deveriam apesar de nao compreender, plo menos fazer por entender.

Lembras-te da frase do Fernando Pessoa: primeiro estranha-se, depois entranha-se!

kiss oriental!

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger Filipe said...

Ninguem classificou a Silvia como uma pessoa que diz babOseiras (pronto tas contente?) simplesmente referi que no post que ela escreveu metade eram.
Também acho que ela não precisa de 2 ou 3 mitch buchanon's que correm em seu socorro sempre que não se concorda com o seu ponto de vista.

sábado, 23 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Olá
Tú precisas conhecer Brasilia DF , bela, bem arquitetada, com quadras e muito verde e lagos artificiais, pena que os que cá andam "morando atualmente" desculpe o termo chulo andam a "cagar sob ela"
Uri

P.S.: Conheço bem Lisboa e o Porto e tens razão qdo dizes:"Acho que é bom dar ouvidos aos forasteiros, seja sobre as cidades, as empresas, os projectos, o que for, porque têm uma visão desafectada e conseguem apontar as falhas que, quem está demasiado envolvido nas coisas, já não consegue detectar."

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Filipe, se não gostas do que escrevo, NEXT BLOG é serventia do Blogger.
É o único má onda aqui. Todos os outros não são Mitch Buchanon (de facto, não preciso de nadadores salvadores), mas são pessoas inteligentes que sabem ler e INTERPRETAR o que escrevo e não estão só à espera de se melindrarem para me insultarem gratuita e, às vezes, anonimamente. E mais não te digo porque não desperdiço mais tempo com esta questão.

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger Filipe said...

Não insultei ninguem e não disse que não gostava do que escrevias. Simplesmente não concordo com o que escreveste neste post em particular. Acho que tens problemas em aceitar criticas.

sábado, 23 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Olha, eu nunca acho nada. Não tenho sorte nenhuma.

sábado, 23 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

segunda-feira, 25 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Nem as criticas são bem fundamentadas, nem eu sou obrigada aceitar críticas de quem eu não conheço nem me conhece a mim, e muito menos de aceitar comentários de quem não os assina, ou seja, cuja credibilidade é nula.
Pela enésima vez, e chamem-me fascista (no meu blog mando eu e só cá se manifesta quem eu deixo), volto a avisar: Comentários anónimos são apagados.

segunda-feira, 25 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto de Lisboa quando estou longe dela.

quinta-feira, 28 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home