sexta-feira, março 31, 2006

It's Black, It's White...


Ontem foi dia de Colisão, Crash para os cinéfilos.
Eu devia ter escrito este post ontem, ainda afectada pela escuridão do cinema. Mas não, escrevo hoje, de manhã, e não prevejo grande espingarda. (Olha! afinal ainda estou no registo).
Lembram-se do "Love Actually"? Várias histórias independentes que se cruzam até à conclusão final de que o amor está em toda a parte? É por aí, mas na versão cruel, negra, deprimida, revoltada, em ponto de bomba, que é o melting pot americano, bem lá do fundo, onde tudo se queima e cola ao tacho.
É uma história de pessoas e emoções, da vida segundo o preconceito, o medo instalado, o desconforto e a solidão. Um retrato da violência das grandes cidades, a intolerância, o racismo, o racismo e ainda o racismo e a xenofobia. E depois, as pessoas. Parece que há bons e maus, mas não há. São todos bons e todos maus e levados a isso à estalada. Fazem merda de um lado, redimem-se do outro numa vida que já é contra-natura. Todos os contactos são colisões, expressões atabalhoadas da solidão extrema de que são reféns. E depois, as histórias cruzam-se. Cada vez que o plano abre, há uma surpresa revelada, uma ideia pré-concebida que cai por terra, um então-era-isso. É um desabafo cinematográfico, mesmo.
Imagino o argumentista a escrever aquele texto e a ter uma catarse orgásmica ao pôr no papel tudo aquilo que não se pode dizer sobre os negros, os hispânicos, os chineses, os árabes, os iraquianos e sim, também os brancos, e que todos eles (os que vivem na América e não só) pensam e sentem. Só faltou legendarem um "Foda-se!" no final de cada tirada e o prazer estaria completo.
Este é um filme que nos faz sentir sós à saída do cinema. É um filme que nos recorda de todos os testos (trad: tampos de panela, telhados de vidro) que nos colocaram por cima, que nos revoltam e sufocam e que lutamos para ultrapassar, que nos lembra todos preconceitos que já tivemos de enfrentar e aqueles que temos em relação aos outros. É um filme que funciona e nos faz pensar.
Também é o belo e típico mete-o-dedo-em-todas-as-feridas-da-sociedade-americana-e -depois-escarafuncha-até-provocar-lágrimas-e-sangue-e-dor-na-alma. Definitivamente, Colisão é the next best thing num ano em que a opção da Academy seria premiar a homossexualidade... Nah, venham de lá esses pretos machos, os tiroteios e as cenas de acção.

8 Comments:

Blogger 9MM said...

huum...acho que disseste tudo, gosto dessa capacidade analitica :)

sexta-feira, 31 março, 2006  
Blogger ups said...

E dizes que não estas inspirada? FDX!!

Quando eu nao tou inspirado e quero fazer uma review de um filme digo : "Gostei" ou "Nao gostei"...

Tu escorres para aqui a toda a velocidade!

Anyway.. ainda tenho de ir ver esse filme.. tou a ficar desactualizado!

Agora com o kingkard tou a prever muitas reviews...

sexta-feira, 31 março, 2006  
Blogger Rafael said...

gosto das tuas sinopses.

sexta-feira, 31 março, 2006  
Anonymous Anónimo said...

salvo melhor opinião (mas confio que a minha é a melhor :P), o crash é um pastiche muito fraquinho (muito preto e branco - todos somos bons e ruins, nada é definitivo, e tudo resulta das circunstâncias - há mesmo (mas posso estar enganado), um resquício (não me parece um resquício, mas enfim...) da teoria que nós não somos totalmente responsáveis pelos nossos actos, e que é o destino que nos define (e eu acho, mas posso estar enganado outra vez, que isto é tipicamente americano), a culpa nunca é deles, é das circunstâncias -, ... já me perdi...
ah! já sei! o crash é um pastiche (muito fraquinho) do MAGNOLIA.
[mas isto é só a minha opinião, ainda que ache que ninguém me consegue convencer de que eu não tenha razão]

sábado, 01 abril, 2006  
Blogger S. said...

Recorda-me lá o Magnolia.... Só me consigo lembrar do Tom Cruise...

sábado, 01 abril, 2006  
Blogger ups said...

o Tom Cruise no magnolia marca!

São apenas 20 minutos.. mas marca!

o Tom cruise e os sapos!

sábado, 01 abril, 2006  
Anonymous Anónimo said...

mas sapos ha mtos..

domingo, 02 abril, 2006  
Blogger francisco carvalho said...

Belo texto, disso eu não tenho dúvidas.
;)

segunda-feira, 03 abril, 2006  

Enviar um comentário

<< Home