quinta-feira, agosto 31, 2006

* dixit, S. escrit it (parte II)

(CONTINUED FROM THE POST BEFORE LAST...)

'K'
é de "Superhomem", ok, não parece, mas é. O nome dele é Clark Kent. Lá está! (isto não há nada que não se explique). Coerência, minha gente, ou devo dizer koerência, é o que o homem mais forte que um comboio desgovernado, mais rápido que uma bala acelerada, e que não é um pássaro e nem mesmo um avião, nos demonstra ao usar uma capinha (Kapinha) sobre os ombros.
'L' é de "Loira" e de lambidelas e de tudo o mais que envolve língua e mais não me alongo porque a mamã às vezes lê o meu blog.
'M' e com mais duas letrinhas apenas se escreve a palavra "mãe". Foi um momento do mais meloso que há e porque era mesmo previsível. Para emendar a mão, ou dá-la à palmatória, só mesmo evocando o "Mestre" (ele é que encomendou isto).
'N' é de Nuno. No meu telemóvel, há uns cinco homónimos inscritos. Depois também temos os Andrés e os Joões. São 'n'.
'O' é de "onomatopeia" como, por exemplo, "oh", "oh-oh", "olarilas", "oí-óai" e "ó-és-tão-linda".
'P' é Porto, Portugal, Puáááááárto e Patrícia. Também é de pé, pata e galinha, ou não é, mas é pena.
'Q' é de "quando é que isto acaba? Ainda bem que não é o alfabeto chinês que, com certeza, não se chamará alfabeto porque não tem origem grega e não tem alfa nem beta nem to".
'R' é de "Ruben", que foi a minha primeira paixão na pré-primária e cujo nome era sempre chamado antes do meu. Belas recordações do Ruben tenho eu... :)
'S' é de... passo. É que não me ocorre mesmo nada...
'T' é de "trenga". Quem não sabe o que é isto, não sabe tudo.
'U' é a letrinha que mais aparece nos meus nomes de homem preferidos: Nuno, Bruno, Ruben, Rui e Hugo. (perdoem-me os os Luíses e os Paulos, mas ficam para outra encarnação, ok?)
'V' é de baca e de voi. É basicamente a letra que nunca debia ter existido. Dantes lia-se 'U', mesmo com o ângulo agudo no fundo. Depois a coisa arredondou e deu um bira-cú na fonética. É perfeitamente ignorada de S. João da Madeira para cima, inclusibé na Galiza e no resto da península onde se pronuncia sempre 'B', seja V ou baca.
'W' é de "vvingança".
'Y' é de "ya", e é giro e dá sempre um ar internacional e moderno a qualquer língua e tal, excepto à da cobra que, essa, é de fugir.
'X' é de "era ki msm k ixtu acabv n ovexe ind u 'Z' p xatiar.", (leia-se, X marca o fim da Língua Portuguesa como a nossa professora de Português nos ensinou.)
'Z' é de "Zás trás catrapás, zá tás!"

8 Comments:

Blogger W. said...

Vivam todos os homónimos! Vivam os nomes preferidos!

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Como no anterior, simplesmente genial nas entrelinhas.

quinta-feira, 31 agosto, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu ajudo-te:
S é de Supermulher. Abrevia-se S.

sexta-feira, 01 setembro, 2006  
Blogger S. said...

Com ou sem capa? :)

sexta-feira, 01 setembro, 2006  
Anonymous Anónimo said...

"Abrevia-se S." ...LOL

Beijo
B.

sexta-feira, 01 setembro, 2006  
Blogger S. said...

E eu nem me lembrava disso. Eu e os meus poderes adivinhatórios...eheheh

sexta-feira, 01 setembro, 2006  
Blogger Filipe Gil said...

manda-me um mail, perdi o teu, para o café...

sexta-feira, 01 setembro, 2006  
Blogger Joao Serpa said...

S.... não será de Silviasemacentoesemfiltro?

sexta-feira, 01 setembro, 2006  

Enviar um comentário

<< Home