segunda-feira, maio 21, 2007

A Força do Dragão:


Para mim, é mais que a 22ª VITÓRIA DO FUTEBOL CLUBE DO PORTO. É uma forma de estar na vida, isto de ser do Porto, e vê-se bem nos rostos destes rapazes e de quem lhes reconhece o talento, a dedicação e o desempenho. Isto vai muito para além do futebol! :)
Quem é do Norte, sabe do que estou a falar. Quem não é, pode suspeitar, ou então vai-se gastar todo com comentários parvos. Poupai-me, quem não sabe do que estou a falar, porque isto não é coisa que se explique. É coisa que se sente.


Confesso que, depois de uma noite como a de ontem, é uma tristeza ter de rumar a Lisboa, à triste terra dos mouros ressabiados, e apanhar logo de manhã com um silêncio sepulcral na agência. É que nem um bom dia de resposta!! Podia falar de falta de desportivismo mas, pronto, vou dizer que é mesmo muita falta de sentido de humor.Para não dizer pior.
Nunca fiquei doente por o Benfica ter ganho - verdade seja dita que também é fenómeno raro - e já torci pela vitória do Sporting, sim, porque nós PORTISTAS conhecemos o sabor bom da vitória e, quando estamos fora da competição, conseguimos empatizar desportivamente com quem luta BEM por um título. Mas isso somos nós, gente do Norte, mas não só, gente que sabe reconhecer uma equipa vencedora, gente que sabe apoiar a sua equipa, gente de sangue azul e nobreza de espírito (excepções sejam feitas, ainda que débeis, a um ou outro benfiquista e sportinguista que conheço, e com quem me dou, justamente pela elevação que sabem ter.

Infelizmente, apanhei logo de manhã, ainda no comboio, com o benfiquista engraçadinho cheio de falta de graça, desportista, por sinal, a quem eu dera a oportunidade de me dar os parabéns pela vitória no campeonato, a responder-me que "bem posso esperar" (fica-lhe bem... NOT!). E depois o silêncio na agência, onde nem sequer um bom dia oiço, porque afinal o Porto ganhou, e eu sou do Porto, logo um cataclismo aconteceu e todos os portuenses merecem ser tratados com profundo desprezo. Eh.... Como se não puxar assunto os isentasse de apanharem com as boquinhas todas a que têm direito. EH EH EH... Tarde demais. Já os comemos.

Parabéns ao FCP, que mais uma vez nos dá a alegria merecida, e viva o Porto por nos por na massa do sangue uma muy nobre e invicta qualidade de ser Portuense bem como criar as condições para nos orgulharmos de sermos Portistas.

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"à triste terra dos mouros ressabiados...."

aiiiiiiiiii paciência, paciência, paciência

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger nana said...

Mais uma alegria, mais uma vitória!!Olé Porto,olé!!Nós somos a tua voz!!
;)
não adianta explicar!!!há que ter coração tripeiro ou muito azul!!
;)

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Essas diatribes de aldeia definitivamente dão-me a volta à cabeça... tanto é excessivo o seu "nacionalismo" e "corporativismo" como é ridículo não lhe darem os parabéns, sabendo que vc dá importância ao futebol... a única resposta que consigo encontrar é que não gostam de você na sua agência. Só pode ser. É que se for por inveja ou mesquinharia, deus meu, bem fiz eu em tornar-me free-lancer... cambada de passados da tola.

Saudades do meu rincão natal, onde os times não estão associados às aldeias... lá toda a gente pode ser Flamengo, Vasco, Corinthians ou Internacional...

Enfim... é assim, pá.

Edie Falco

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Que terra de inveja... cruz credo... e lá no Porto não é diferente não, heim, se calhar é até pior...

Edie Falco

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O que te respondeu "Bem pode esperar" merecia um murro nas fuças, se fosse eu. Ou uma cuspidela sua.

Hoje não acordei bem. Não é por causa do Porto, não, parabéns, é um timaço.

Essa coisa da rapariga que sumiu no Algarve está a me deprimir a semanas.

Edie Falco

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Epá, se é preciso o Porto ser campeão para tu voltares para a Mouritânia, que seja campeom todos os dias, carago.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger S. said...

Respira, Edie, respira.
Temos de pensar positivo.
Beijinho, Edie-durão-coração-de-manteiga.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger S. said...

Não é preciso que o FCP ganhe. Aliás, é quando o FCP ganha que dá uma vontadinhazinhazita de pra lá voltar.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

O Porto já não é um clube regional.
Na capital festejou-se a vitória - junto à casa do FCP na Av da República - e pela minha rua passaram 4 carros a buzinarem.
E não são pessoas do norte.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger Bxana said...

"É uma tristeza ter de rumar a Lisboa, à triste terra dos mouros ressabiados, e apanhar logo de manhã com um silêncio sepulcral na agência."

Ó Silvia, e sabes que eu te respeito, bem como ao que passas cá para fora em forma de letras, mas pura e simplesmente não havia necessidade.

Por acaso, até sou do Benfica. Parte dos meus amigos que eu tanto adoro são do Sporting, e outra parte do Porto. E não agem desta forma...

Se bem que não tenho nada que exigir nada, simplesmente acho que não havia necessidade de faltar ao respeito pelo todo, tomando apenas a parte.

Só isso.

Bjs,

Bxana

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger S. said...

Não havia necessidade?
E de censura, achas que existe necessidade. Este é o meu blog pessoal e eu escrevo aquilo que tenho necessidade de escrever.
E te digo, há muita coisa que não havia necessidade de ser tão mal entendia e o é.
Enfim, temos de nos haver com o que nos atiram.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Estou tristinha, porque o meu Clube Desportivo das Aves vai descer de divisão... :( chuifff...

Beta

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger S. said...

Ao menos, meteu um golo ao Bi-Campeão e esteve presente na "final". Olha que isso não é coisa pouca.
Vivam os moços do Desportivo das Aves, que descem, mas descem com honra.
:D

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger Bxana said...

Calculei que fosses responder isso.
O que é a mais pura verdade.

Eu não te estava a censurar, de forma alguma. Lembra-te apenas que ao seres menos agradável para com a cidade da qual eu faço parte, e ao dize-lo em ambiente web, dá-me também o direito de defende-la, caso essa oportunidade me seja dada. E foi.

É a contrapartida de quem tem um blog pessoal e escreve aquilo que apetece escrever. Lê coisas menos agradáveis, e outras mais agradáveis. Faz parte. É assim.

O resto fica ao critério de cada um. O que eu digo pode ser bem ou mal aceite pelos outros. É o preço que pago por dizer aquilo que me apetece.

É apenas um conselho de uma pessoa calma. Ignora e/ou apaga, se o desejares. A mim não me fará confusão alguma. Se bem que provavelmente não terás grande preocupação nesse aspecto.

Que pena que tenha de ser assim.
Não estou a ser irónica.

Bxana

(E sim, dei os parabéns ao meus amigos Portistas.)

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger S. said...

"É uma tristeza ter de rumar a Lisboa, à triste terra dos mouros ressabiados, e apanhar logo de manhã com um silêncio sepulcral na agência."

Bxana, vamos por partes:

1) a prosa até nem está má.

2) eu não faltei ao respeito a ninguém.

3) é efectivamente uma pena sair de uma cidade em euforia e vir aterrar no meio da própria cidade onde a alegria dos Portistas é a tristeza dos demais. É como sair de uma festa para um enterro. Ainda por cima quando se é visto como tendo tido parte na morte do falecido - isto para ser mesmo muito extrema com as imagens como é, de resto, meu apanágio.

4) não é nada pena que tenha de ser assim. Se assim fosse, o SSF não tinha metade da piada que tem.
Lighten up.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger 1entre1000's said...

este post esta com um colorido EXCELENTE ;)

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Retiro o que disse. Se a festa rija te faz querer voltar para lá, espero que o Porto perca muitas. Ou então, que ganhe muitas e a malta por cá aprenda a festejar um vencedor justo.

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger Axpegix said...

Arghhh, dói-me aquela dobradiça que está entre a mão e o ombro... :)

O Aves bem que podia ter marcado mais 3 golos...

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Blogger Luis Eme said...

Felizmente nunca fui eu ganhar nada... foram eles os jogadores.

Claro que gosto de chatear, mais os "lagartos", pela forma como vivem o futebol (tal como tu...), tão intensamente, apesar se se fartarem de perder.

Gosto do Benfica, sem doenças. Nunca perco o apetite quando perdem...

segunda-feira, 21 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Se tivesse sido o Porto a perder e o Sporting ou Benfica a ganhar, acho que tambem irias sair de uma cidade de murcoes ressabiados (e um enterro) para depois te enfiares numa cidade em festa! E' assim... Uns perdem, outros ganham. Ninguem gosta de perder, muito menos as pessoas do Norte...
Ninguem e' mais ressabiado que ninguem... E o tom regionalista fica sempre mal!

terça-feira, 22 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Mas vamos lá ver a situação por outro prisma. Não é à toa que nos estádios as torcidas de um determinado team reúnem-se no mesmo lado. Festejar uma vitória cabe ao vitorioso. Esperar que os derrotados dêem tapinhas nas costas ou festejem também, é um pouco ingénuo. Se calhar, cruel. Esperar cumprimentos dos vencidos é maldade. Porque demanda um acto de humilhação.

Já não basta ter ganho? E ter festejado depois com os outros torcedores?

Isso denota um traço de vitimização que às vezes convém. Nos convém sermos vítimas, quandoa s coisas não são do jeito que nos queríamos que fossem. Vc está na terra dos benfiquistas. os benfiquistas ficam em terceiro. E vc exige que os benfiquistas se curvem?

Ok... mas pra quê?

(atenção: isso aí não é um ataque, é uma crítica construtiva)

Edie Falco

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger S. said...

Ai, ai, ai, ai... "murcões ressabiados... tom regionalista fica sempre mal..." Temos aqui um caso de olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço.
Fico feliz que possas ter o mesmo prazer a responder a um comentário como eu tive a escrever o post. Eehehhe.. ah pois é! Soube bem, não soube? Só mais uma coisinha: "morcões" escreve-se com "o", e se a gente do Norte fossem morcões não ganhavam campeonatos.
O tom regionalista fica sempre bem. O que não fica bem é errar na aplicação e na grafia dos regionalismos.
Só mais uma coisinha, Ana: cuidado ao escrever esses comentários de dedinho esticado, porque podes correr o risco de partir uma unha!
:)
Cumprimentos regionalistas

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger S. said...

Edie, eu não exijo que se curvem, nem quero! Deixo isso para a intimidade deles! Eeheheh!!

Basta um bocadinho de desportivismo e sentido de humor. Gosto sempre de trocar umas larachas, mas este pessoal fica mesmo afectado. É só futebol, caraças!!

terça-feira, 22 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Utilizei a expressao morcoes ressabiados (de facto nao sabia como escrever pois nunca tive de escrever antes semelhante palavra) como contrapartida 'a tua expressao "mouros ressabiados". Alias, se tivesses lido o meu comentario ate' ao fim tinhas percebido que nao e' nada de "faz o que eu digo e nao o que eu faco".
Eu ca' nao sou de regionalismos, pois eu nao sou de regiao nenhuma dado que nem sequer vivo em portugal.

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger S. said...

Então cala-te!

(Também não deves perceber este comentário porque é coisa que está em voga cá no burgo...)

terça-feira, 22 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

e com a razao se vence o debate!

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger Catsone said...

Ser dragão é estar rodeado de lampiões e lagartos e ser o único a festejar pelo menos um título por ano. Não me importo de ser o único na fonte luminosa de Leiria a comemorar, até sabe melhor.
Puuuuooooorrrtooo!

Ao Falco: esqueceste do tri-mundial (S.P.F.C.):)

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger S. said...

Ana, meu dito, teu feito.
:)

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger nana said...

gabo-te a paciência para gastares o teu latim com quem não fala o teu idioma: inglório, infrutífero, inútil!!
Deixa lá que levem a bicicleta já que o campeonato é nosso!!
;)
continuação....
Olé, Porto, olé!!Nós somos a tua voz!

terça-feira, 22 maio, 2007  
Blogger Cromossoma X said...

muy nobre???!!
Pá fica la com a espanha toda, com essa muy nobre nobreza que nós não precisamos...

Com essa arrogância os Portistas só induzem desprezo...
(desculpa lá ó Silvia, gosto muito de ti, mas este post cheira mal..cheira muito mal...)

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Blogger S. said...

Cromossoma X, se cheira mal, ou morreu alguma coisa no teu computador ou tens de reduzir a ingestão de feijão. Ou então regurgitaste bílis e sujou-te o teclado.
É melhor ires beber umas águinhas das Pedras a ver se essa má disposição passa.

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Eh lá, esta S. é um terror...

Ela é "mouros ressabiados", ela é lições de português, ela é um despacho para quem tem a infelicidade de discordar da sua opinião e das suas evidentes e tão exacerbadas crenças clubísticas.

A blogosfera tem destas coisas. Escreve-se o que se quer, lê-se o que não se quer. E se o(a) autor(a) de um blog pode soltar toda a sua verborreia, convém que esteja preparado(a) para todo o tipo de respostas. Mesmo de quem não teve a felicidade suprema feita bênção de nascer na terra dos bi-campeões nacionais do pontapé na bola.

Pela parte que me toca (que nem sequer te conheço), sugiro que peças licença aos “energúmenos” com quem partilhas o teu dia-a-dia laboral e abandones o cortejo fúnebre, voltando com um sorriso nos lábios para essa cidade em festa onde os adeptos são (re)conhecidos pelo fair play com que recebem os seus adversários.

Aposto que por lá ainda hoje os bons dias vêm seguidos de um simpático e bem educado “parabéns campeão!”, sentimentos tão próprios de uma linhagem que poucos parecem entender...

João
com til

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Blogger S. said...

Sou o terror, o descalabro, a ruindade em pessoa, especialmente porque só escrevo no meu blog. Imaginem se fosse espalhar a minha corrosiva palavra para blogs cuja opinião é contrária à minha.. eh pá! isso é que seria o terror.

Ah, e os meus colegas não são energúmenos nem eu nunca disse isso. Aliás, essa é a leitura típica de quem cá vem e fica ofendido, vá-se lá saber por que razões. Transferência? Projecção? Ressabianço, lá está.

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não és nada... Estás apenas sentida com o mundo. É um sentimento natural de quem se viu obrigado a deixar a sua cidade marabilhosa rumo “à triste terra dos mouros ressabiados” para procurar sustento.

Mais uma vez, deixo uma recomendação: parece que há um sítio ali para os lados da João XXI que tem umas Francesinhas decentes. Quem sabe por lá não te sentes um pouco mais em casa?
Felicidades!

João
com til

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Blogger S. said...

Eu acho é que há aqui gente a mais que votou Salazar como o Grande Português de todos os tempos... E que tal eleger a PIDE como a instituição mais cool? A Censura como uma medida mesmo perfeita...?
Passemos ao post que se segue.

quarta-feira, 23 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

triste terra dos mouros ressabiados...

quem diz o que quer, ouve o que não quer. Acho piada a muitas das coisas que escreves, mas como lisboeta, orgulhoso da cidade onde nasci, não posso concordar com este post. Felizmente tenho muitos amigos no Porto, o que me impede de cair no erro de achar que todos os portuenses (e portistas) são tacanhos como tu.

Passar bem

Tiago

sexta-feira, 25 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home