Sabor Intenso.
Adoro, mas ADORO estar com pessoas do Porto em Lisboa. Adoro não lhes notar o sotaque, ou notar e sentir-me em casa, e adoro reconhecer-lhes todas as palavras, expressões e interjeições. Adoro que me chamem "Silbita" e me digam "num bazes!".
É lindo, é especial, e o que eu digo é: Tripeiro, se queres saber o que é ser do Porto, emigra para Lisboa!!
Somos os melhores, os mais autênticos e aqui já somos mais que as mães.
E, sim, connosco por cá, esta cidade é ...perfeita!
21 Comments:
Concordo.
Ainda falto eu aí :)))))
:: duda ::
Ok, esta cidade é quase, quaaaase, perfeita!
Pois eu gosto de lhes notar o sotaque.
Sem dúvida que patrocino, apoio, sublinho e assino por baixo!
Eu confesso que gosto do sotaque e das expressões do Norte...gosto de ouvir 'N de fixe'...gosto de la estar uns dias e apanhar os toques do sotaque do norte...e de ao fim de uns dias ja nao me 'esforçar' para pedir um fino em vez de imperial...gosto da comida, da vida da noite, da vista do rio de Gaia e para Gaia...
e é qnd la estou e volto que me faz gostar de voltar para LX.
Mas eu percebo-te...a 100%
;)
exactamente!!!diz-me como falas...não saber o que é um "morcão;E aquele ar de espanto quando pedimos "um café"?!são exemplos dessa diferença de "variedades linguísticas"!
;)
Bibó porto,continuação
Este sentimento de inferioridd do pessoal do porto é uma coisa... têm de estar sp a tentar provar q são bons... somos todos iguais, portugueses!!! há sempre bons e maus, no norte e no sul, no interior ou junto à costa...
É por essas atitudes que nós (lisboetas) não podemos ligar a tudo o que dizem, porque perdem objectividade... Se saissem do país iriam ver quão ridiculas são essas discrepâncias... e sairem p fora da europa, se vos identificarem como espanhois já significa qq coisa... pois a palavra europeu já diz muito...
Enfim, pelo menos já é bom não estares sempre a dizer mal de lisboa...
JOana
Joana, não percebeste nadinha deste post. Mas tudo bem, não era para lisboeta perceber, nem mesmo para portuense que viva no Porto.
Há certas coisas que não se explicam.
E só mais uma coisinha, no meu blog eu digo o que quiser, quando quiser como quiser, sobre o Porto, sobre Lisboa, e vê só, sobre qualquer outra parte do Continente e ilhas. Sou uma desbocada.
Já varias vezes te disse que deve ser dor de coto...e acredita que percebo o que queres dizer!!! Só que ainda não o consegues explicar, sem ao mesmo tempo dizer mal de Lisboa.... Mas estás mais suavezinha com a Capital...o que é bom! :)
Importam-se de citar qual é a parte deste post em que digo mal de Lisboa?
Outra coisa: Cliente que reclama é cliente que se interessa. Por isso é bom que eu reclame com a capital, que é onde moro.
Se morasse no Porto, ou em Castelo Branco, Braga, Faro, ou fosse onde fosse, decerto que teria o que dizer, a não ser que já estivesse tão anestesiada que já não notasse nada que pudesse ser melhorado.
E, Pedro, eu não tenho dor de coto. Deves estar a projectar.
Sílvia, apesar de já estar a ir para 2 anos que estou em Lisboa, continuo a viver com a mesma intensidade os dias em que vou sair em direcção ao Porto. Estou melhor do que o que estava em termos de contactos em Lisboa mas, mesmo que todos os meus amigos migrassem do Porto para Lisboa, não seria a mesma coisa. Há toda uma envolvência que só o Porto nos dá.
Permite-me a comparação (nota: eu não me revejo nela, mas serve para tu teres como referência): migrar do Porto para Lisboa é o mesmo que migrar de MacOS (na minha versão iria ser GNU/Linux, como sabes) para Windows... Basicamente podes fazer as mesmas coisas, mas tens de consumir muito mais recursos e não tens tantas garantias de bom funcionamento.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Também apago comentários má onda.
É uma coisa cósmica, digamos.
E fazes tu muito bem! :D
Quanto ao que o Manuel disse: ...Basicamente podes fazer as mesmas coisas, mas tens de consumir muito mais recursos e não tens tantas garantias de bom funcionamento."
claro que sim, mas isso é o que todos sentimos quando saimos da cidade onde crescemos! Se eu me mudasse para o Porto iria sentir o mesmo que vocês, mas isso não significa que Lisboa fosse melhor, mas apenas que é diferente, é onde eu já me encontro integrada e sei funcionar... onde tenho as "minhas garantias de bom funcionamento"...
Eh, prima... Haja pachorra!
Qualquer postzito sobre Porto/Lisboa dá relambório!
O que muitos lisboetas - ditos "de gema" - esquecem (ou fazem por esquecer) é que a nossa capital, há muitas gerações que é maioritariamente povoada por migrados e imigrados. Faz parte da condição de cidade grande/capital.
Também já não há pachorra para posturas "políticamente correctas", tipo "somos todos portugueses" ou "somos todos iguais".
A S. estava a falar daquelas características diferenciadoras que dão cor ao mundo e à vida...
Imaginem o que era um país inteiro a dizer "encarnado" ou "trêuze"!
Que pasmaceira do carago! Ou será "do catano"?
Uma das coisas mais interessantes de Portugal é existirem tantas diferenças num território TÃO pequeno.
Quanto ao "funcionar-se" melhor na sua própria cidade... É MUITO relativo.
E mais não digo, que já vai longo e estou a abusar da hospitalidade... ;-)
Agora sei que você sabe como se sentem os brasileiros aqui...
Para ser feliz, há que cortar o cordão umbilical... em geral os teimosos são os que mais sofrem com as mudanças de sítio.
Eu falo de cátedra, pois nasci no Brasil e vivo em Portugal há algum tempo.
Edie Falco
Já tinha saudades de te ler, Edie! :)
Ah, mais um post sobre Lisboa/Porto.
E para quando um post sobre Palmela???
(fica a sugestão, nem que seja de passeio)
Enviar um comentário
<< Home