segunda-feira, abril 08, 2019

Deixar ir.

Dizerem-nos para deixar ir é a receita perfeita para agarrar mais um bocadinho, até porque, tendo recebido a ordem ou a autorização ou a validação alheia para "deixar ir", sentimos que temos de agarrar mais um bocadinho, uma última vez, antes de, finalmente, "deixarmos ir".
"Deixar ir" nunca acontece rapidamente nem de um momento para o outro. Por isso, se diz "deixar ir", uma expressão meia lânguida, composta de dois verbos, como se a acção fosse mais complexa ou demorada, composta de várias fases. E é. Quando deixamos ir, é como se ficássemos a observar a coisa, enquanto se afasta, enquanto já não estendemos o braço, ou a vontade, para o alcançar e mesmo, depois, quando já fora do nosso alcance, se esfuma na distância ou desaparece abaixo da linha do horizonte. E mesmo assim, continuamos a deixar ir, devagarinho. Sempre devagarinho. Porque a Terra é redonda, e porque o sol volta a nascer no dia seguinte. E porque aquilo que deixamos ir, retorna muitas vezes a bater-nos à porta, a cruzar o nosso caminho.
Primeiro é a cabeça quem deixa ir. Depois o corpo. Só, a seu tempo, o coração, alma, se desapega e então, sim, deixamos ir completamente.
Mas é um processo, e há-que respeitar o processo.